Professores da UFSJ publicam capítulo sobre educação digital

Publicada em 18/08/2023

Cinema, arte e tecnologia: por uma educação digital inventiva. Este é o tema do capítulo escrito pelos professores Fernanda Omelczuk (DECED) e Flávio Luiz Schiavoni (DCOMP), que foi publicado na coletânea Cinema e educação digital: a lei 14.533 – reflexões, perspectivas e propostas.

Editada pela Rede KINO Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, a obra foi lançada durante a semana da Mostra de Cinema de Ouro Preto, em junho deste ano.

“Trata-se do primeiro livro sobre o assunto com uma série de estudos e leituras críticas e criativas de pesquisadores da área, que há anos pesquisam a interface do cinema com as tecnologias”, explica Fernanda Omelczuk. “É uma discussão fundamental, com impacto em todos os níveis de ensino e nas formações de professores, tal como a Lei do Cinema Brasileiro na Escola, sancionada em 2014”, ressalta.

O capítulo em questão aborda a lei do ensino da história afro-brasileira e indígena na escola (Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08) e a lei do cinema brasileiro (nº 13.006/2014), desde suas criações até os desafios de implementação nas escolas brasileiras. “Nossa consideração tem por meta elucubrar possibilidades e levantar alternativas para pensar a escola brasileira que seja alinhada com tais políticas e com outras que ainda poderão surgir”, destacam os professores.

O livro pode ser comprado aqui.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)