Mestrando da Filosofia participa de congresso em Portugal

Publicada em 10/08/2023

O estudante do mestrado em Filosofia da UFSJ, Ismael Lima, teve sua pesquisa aprovada para o V Congresso Internacional de Filosofia, que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro na Universidade de Évora, em Portugal.

Sob a orientação do professor Rogério Picoli (DFIME), o trabalho que será apresentado é fruto das investigações que Ismael tem desenvolvido para sua dissertação. Intitulada Vida nua e vida precária: aproximações entre Giorgio Agamben e Judith Butler para pensar os campos de concentração da seca de 1932 no Ceará, o objeto de estudo é o campo do Patu [foto], em Senador Pompeu, cidade natal do estudante. “Busco refletir acerca das condições que definem quais vidas podem e são dignas de serem vividas das vidas que, sujeitas à precariedade, estão submetidas ao esquecimento e abandono do Estado, podendo vir a ser violentadas e até mesmo matadas sem que haja espaço nem mesmo para o choro e o luto. Quais vidas importam?”, indaga.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)