UFSJ realiza sete transferências de tecnologia para empresa na área de fitness

Publicada em 08/08/2023

O Setor de Inovação e Propriedade Intelectual (SEIPI), do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (NETEC), realizou a transferência de tecnologia de sete patentes de invenção e modelos de utilidade, do portfólio de propriedade intelectual da Universidade. A pesquisadora Andrea Carmen Guimarães, do Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde (DCEFS), é a pesquisadora inventora principal dos aparelhos.

O procedimento foi conduzido pela Comissão de Oferta de Tecnologia da UFSJ, composta pelo coordenador do NETEC, professor Paulo Afonso Granjeiro; pelo chefe do SEIPI, Antônio Henrique Polastri Rodrigues; e pelos professores Saulo Cardoso Maia (DECAC), Renilson Rodrigues da Silva (DCECO) e Márcio Eduardo Silveira (DEMEP). Para a efetivação da transferência de tecnologia, foram envolvidos diversos setores da UFSJ, compondo uma equipe de trabalho que envolveu também a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, por meio da Divisão de Planejamento e Gestão, do Setor de Apoio a Convênios e Projetos, do Setor de Contratos e Credenciamentos; a Pró-Reitoria de Administração, com a Divisão de Materiais e Patrimônio e o Setor de Compras e Licitações; além da Procuradoria Jurídica e Reitoria.

As sete tecnologias foram licenciadas, sem exclusividade, para a empresa Elenice da Silva-ME, de Divinópolis (MG), que produz e comercializa aparelhos para exercício físico. O diferencial dos aparelhos licenciados é a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Para Andrea Guimarães, é maravilhoso poder ver esse sonho ser concretizado. Foram anos dedicados ao propósito de incluir pessoas no mercado fitness, por intermédio dessa parceria para a fabricação dos equipamentos de musculação adaptados a praticantes com diversidade funcional, garantindo a autonomia que todos merecem. “A UFSJ acreditou nessa pesquisa, as pessoas que utilizaram os equipamentos acreditaram, os parceiros de trabalho que auxiliaram na efetividade da construção e inserção no mercado. A inovação tecnológica possibilita a produção de riqueza e bem-estar social, além de consistir em um importante indicador do desenvolvimento econômico dos países”, avalia a pesquisadora.

Licenciamento
A transferência de tecnologias de titularidade da UFSJ representa, na opinião de Antônio Henrique Polastri, o alcance do principal objetivo do SEIPI, justificando todo o investimento na atividade de proteção do resultado das pesquisas realizadas na instituição, por meio do depósito e acompanhamento dos pedidos de patente, que também é de responsabilidade do Setor. Com oito licenciamentos, já é possível afirmar “que foi identificada a melhor forma de realizarmos esse tipo de procedimento, que envolve várias etapas, desde da escolha da modalidade de licenciamento até a gestão da relação com a empresa licenciada em questões relativas ao recebimento de royalties e continuidade do desenvolvimento das tecnologias após o licenciamento”, destaca Antônio Henrique.

O licenciamento, segundo o professor Paulo Granjeiro, é um grande avanço para os indicadores de inovação da UFSJ, que passa a ter 4% das patentes licenciadas em relação ao número de patentes depositadas (182). “Precisamos continuar, mas é motivo de orgulho conseguirmos realizar o transbordamento do conhecimento, concretizado na forma de produtos ou processos gerados na UFSJ que estão chegando ao mercado, para aumentar a competitividade das empresas, arrecadação de tributos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”