Minicurso sobre escrita científica abre II Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ

Publicada em 07/08/2023

A escrita científica de alto impacto como ferramenta para a formação de pesquisadores é o minicurso que abre nesta terça, 8, às 10h, o II Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ. Esse ano, o encontro discute os desafios e as perspectivas interdisciplinares para o avanço da pesquisa no Brasil. Até a quarta-feira, 10, serão discutidos diversos temas, entre eles, a internacionalização, as mulheres na Ciência, a democratização do conhecimento e o impacto da inteligência artificial, entre outros. A programação completa pode ser conferida em neste link.

Valtencir Zucolotto
O minicurso de abertura vai ser ministrado pelo professor da USP, Valtencir Zucolotto, titular no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). É presidente da comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos e membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Foi coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP São Carlos e integrou o Conselho Superior da Inova USP. Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou estágio na University of Massachusetts at Lowell, EUA (2000-2001) e foi professor visitante na Universidade Joseph Fourier, de Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina e no Agronegócio. Orientou dezenas de alunos de pós-graduação e supervisionou mais de 60 estágios de pós-doutoramento. Publicou mais de 210 artigos em revistas internacionais, 20 capítulos de livros e 29 depósitos de patentes, com nove cartas patentes já concedidas. Ministrou mais de 450 palestras em eventos científicos e didáticos, no Brasil e no exterior. Possui mais de 6.300 citações e fator H 45, 48, 55 (Web of Science, Scopus, Google Scholar). Desenvolveu e ministra anualmente o curso de pós-graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu cursos on-line e DVDs sobre Escrita Científica. Seus vídeos possuem mais de 600 mil visualizações. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology (Springer-Nature).

O link de acesso ao minicurso é este aqui. Aqueles que não conseguirem entrar na sala da RNP, deverão acompanhar pelo canal da PROPE no YouTube. Ainda há tempo para se inscrever, é só acessar este endereço.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas