Finep anuncia liberação de recursos inéditos para pesquisa no Brasil

Publicada em 01/08/2023

O governo federal fará um investimento inédito para fomentar a pesquisa no Brasil ainda nesse ano: R$ 10 bilhões. Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), reembolsáveis e não reembolsáveis, serão destinados à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, e a projetos de empresas tecnológicas. O anúncio foi feito hoje presidente da Finep, a Financiadora de Estudos e Projetos, Celso Pansera.

O evento Projeto Finep de Portas Abertas aconteceu nesta terça, 1º de agosto, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes de 50 universidades federais do país, responsáveis por 65% da produção científica nacional, conforme dados da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Na reunião, em que foram discutidas e recolhidas propostas para o aprimoramento de programas que vão direcionar novas chamadas públicas, Pansera reforçou a intenção de continuar o dialógo que vem implementando com os mais diversos setores da sociedade, entre eles, a Academia Brasileira de Ciências, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Confederação Nacional da Indústria, e outros parceiros governamentais, como o BNDES e o Sebrae. “As instituições de ensino são as principais fontes de produção de ciência, e serão foco da maior parte dos editais da Finep, que irão contemplar a recuperação e a melhoria da infraestrutura da pesquisa científica e tecnológica do Brasil”, destacou Pansera.

O diretor da Finep, Carlos Aragão, que também esteve presente, adiantou que a meta é disponibilizar, para os próximos três anos, R$ 3,6 bilhões em recursos não reembolsáveis do FNDCT para a melhoria da infraestrutura de pesquisa no país.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, professor André Baldoni, que participou da reunião, está otimista. “O encontro está sendo marcado pelas boas perspectivas para o futuro da pesquisa em nosso país e consequentemente para a nossa UFSJ. A fala da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do presidente e dos diretores da Finep explicitaram o aumento de aporte financeiro para o desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa nas instituições de pesquisa do país para os próximos três anos. E ainda, o Gerente do Departamento de Infraestrutura e Pesquisa da Finep, Rodrigo Novis, nos recebeu e confirmou a participação no II Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ, que ocorrerá na próxima semana”, adiantou.
 

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas