Amirt realiza encontro na UFSJ e discute o poder de comunicação do rádio

Publicada em 30/07/2023

Dezenas de estudantes e profissionais da comunicação, de várias cidades mineiras, participaram no último sábado, 29, do 18° Encontro Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), no Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Além de palestras, foram realizadas diversas oficinas. O reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, destacou a importância do encontro, lembrando a função social da comunicação para sociedade, principalmente o rádio, que ainda é um dos principais meios de informação em cidades do interior, por exemplo. Marcelo lembrou, ainda, que “a universidade é um bem público, um patrimônio público e poder receber representação da sociedade aqui é sempre uma alegria, uma festa”.

O reitor fez questão de mencionar o curso de Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, da UFSJ, que tem contribuído na formação de profissionais que hoje desempenham funções importantes na mídia, não só regional, mas em todo o mundo. “Além de atuarem em rádios locais, como é o caso aqui de São João del-Rei, nossos alunos e alunas ganharam o mundo. Hoje, por exemplo, temos uma aluna que trabalha na Rádio Vaticano e, nesse momento, outros dois, o Ian e a Isabela, que estão na transmissão da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Austrália”, frisou.

Durante o encontro, foram homenageados profissionais importantes do rádio local. Sérgio Cavalieri, da Rádio Emboabas, foi um dos agraciados com o Troféu da AMIRT. Eli Patrício e Geraldo José dos Santos também receberam o reconhecimento da instituição e do público.

Campeão de audiência

Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada em 2022, mostra como o rádio ainda se mantém como um dos principais meios de comunicação. O levantamento foi feito em13 regiões e mostrou que 83% da população ouvem rádio.

De acordo com o instituto, três a cada cinco brasileiros são ouvintes assíduos de rádio, sintonizando o meio diariamente. Além disso, 58% desses ouvintes revelaram que estão consumindo rádio na mesma quantidade ou até mais nos seis meses anteriores à pesquisa. Em média, cada ouvinte dedica aproximadamente 3 horas e 58 minutos do seu dia para escutar programação de rádio, demonstrando o poder de engajamento desse meio de comunicação.

Outra tendência destacada pela pesquisa é o crescente consumo de rádio pela internet. Cerca de 7,4 milhões de brasileiros adotaram essa forma de acesso, representando um aumento expressivo de 85% em relação a 2019. O consumo médio diário via web atinge a marca de 2 horas e 45 minutos, como apontado pela Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão).

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas