UFSJ reajusta o valor das bolsas de monitoria

Publicada em 19/07/2023

As bolsas de monitoria, que não eram reajustadas desde 2012, têm agora um novo valor: R$ 320, que passa a ser pago no segundo semestre deste ano. No primeiro período letivo de 2023, foram distribuídas 400 bolsas de monitoria entre os cursos de graduação.

O Programa de Monitoria é uma ação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), com o objetivo de incrementar o ensino por meio de práticas e experiências pedagógicas de compartilhamento do conhecimento, com apoio pedagógico às disciplinas dos cursos de graduação da UFSJ. A atividade é exercida por um estudante regularmente matriculado, sob a orientação direta do docente responsável pela disciplina, e acompanhamento do coordenador do curso. O estudante recebe a bolsa mensalmente e, ao final do período, um certificado de participação.

Objetivos da Monitoria
Os objetivos do Programa de Monitoria são proporcionar a melhoria da qualidade do ensino por meio da cooperação acadêmica entre o docente e o monitor; facilitar o relacionamento entre estudantes e docentes no processo de ensino-aprendizagem; minimizar os índices de reprovação e retenção; diminuir os índices de evasão, principalmente dos estudantes em situação de vulnerabilidade; oferecer ao monitor experiência nas atividades didáticas de disciplinas e complementar a formação acadêmica do monitor.

Para se candidatar
O estudante deve estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFSJ e ter se inscrito, ou já ter cursado com aprovação, a unidade curricular para a qual tem interesse em se tornar monitor, ou para uma unidade curricular equivalente. Não ter nenhuma pendência em processos de monitoramento anteriores é outro quesito para se candidatar.

Texto: Dávila Martins (Estagiária ASREC)