UFSJ e Hospital das Mercês fortalecem parceria para novos projetos

Publicada em 19/07/2023

Para que o Hospital Nossa Senhora das Mercês possa se tornar um hospital de ensino, estiveram reunidos o reitor, Marcelo Andrade, a vice-reitora, Rosy Ribeiro, o presidente do Conselho Administrativo do Hospital, Ricardo Rocha Camarano, e a administradora do Hospital, Patrícia de Resende Vieira. No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Reitoria da UFSJ, ficou acertado que o primeiro passo para que isso aconteça está no fortalecimento da parceria de cogestão entre a UFSJ e a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês.

A certificação do Nossa Senhora das Mercês (HNSM) como hospital escola é um passo importante para o desenvolvimento das atividades de ensino, assistência, pesquisa e extensão em Saúde, além de proporcionar um modelo mais moderno de integração entre as instituições, aprimorando assim o atendimento à população de São João del-Rei e região.

Expectativas
O reitor Marcelo Andrade disse que está empenhado nesse processo e vai tentar viabilizar o credenciamento junto ao Governo Federal. “Essa reunião foi importante porque precisamos saber na prática o que e quanto é necessário para tornar o HNSM um hospital escola. Vamos fazer o que for possível não só para viabilizar mais esse projeto, mas também o mais rápido possível”, destacou.

Já a vice-reitora, professora Rosy Ribeiro, que é também vice-presidente da Comissão de Hospitais Universitários da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, chamou a atenção para o fato de que esse credenciamento resolve uma questão importante para o curso de Medicina da UFSJ: ter o Nossa Senhora das Mercês como campo de prática. “Muitos alunos, em vez de terem que se deslocar para unidades da região, podem fazer o internato aqui mesmo. Além disso, essas unidades de saúde se destacam por serem referência em procedimentos de alta complexidade e tecnologia avançada. Ademais, são centros de formação e atuação de especialidades médicas importantes, contribuindo para os processos de inovação assistencial e incorporação tecnológica em saúde. A população de São João del-Rei e região merecem essa conquista”, afiançou.

Por sua vez, o presidente do Conselho Administrativo do Hospital, Ricardo Rocha Camarano, e a administradora Patrícia de Resende Vieira, se mostraram empolgados com a possibilidade. Camarano acentuou que o fortalecimento na parceria da cogestão vai garantir que os próximos passos sejam exitosos. Na sua opinião, esse compromisso entre as duas instituições traz benefícios para todos: hospital, Universidade e a população atendida.

Patrícia aponta para o fato de que a parceria entre a UFSJ e a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês reforça o compromisso mútuo de fortalecer o setor da saúde em São João del-Rei e região, proporcionando avanços significativos no campo da assistência médica, da educação e da pesquisa.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativa