Tudo acaba em samba no último dia do Inverno Cultural

Publicada em 16/07/2023

Já que todo fim é sempre o começo para um novo cenário, muita alegria e animação prometem marcar o domingo de encerramento do 34º Inverno Cultural. Desde o dia 8, as cidades mineiras de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas assistiram a mais de 90 eventos de variadas linguagens e temáticas. O tema Operários da Arte provocou uma reflexão profunda e uma merecida reverência a quem realmente “faz a roda rodar” na cultura brasileira.

Agora, é hora de dizer adeus ao festival. Com muita alegria, como deve ser a vida. Confira então o que rola no último dia e aproveite!
ATENÇÃO! Mudança no local da concentração: vamos nos encontrar no canteiro central da Leite de Castro, em frente ao Supermercado BH, no cruzamento com a Rua Dr. Edmundo Loures.

Batucada popular com performance poética
Uma caminhada de alegria, acompanhada pela vibração dos tambores, vozes e instrumentos da Batucada Popular. Assim deve ser o cortejo Ô abre alas que a Batucada vai passar, que inicia seu percurso às 14h, na Avenida Leite de Castro, próximo ao Supermercado BH. O título do cortejo faz referência à marcha Ô abre-alas, composta pela legendária Chiquinha Gonzaga, pianista, compositora e primeira maestrina brasileira. Para o evento, a Batucada Popular está convocando seus batuqueiros e artistas locais para caminhar tocando e cantando canções que ficaram marcadas na história da Música Popular Brasileira. De xotes e baiões até samba e afoxés.

Ao longo desse cortejo, as artistas Laís Efstathiadis e Rosa Paiva estarão realizando a performance poética O fundo do olho do trabalhador, definida como uma intervenção itinerante que desloca o olhar do público para outra perspectiva: a de quem constrói o festival. A partir da reflexão acerca da invisibilidade dos trabalhadores que compõem um trabalho artístico e da condição do artista também enquanto trabalhador, as poetas vão caminhar pelos espaços do evento, compartilhando descrições poéticas criadas a partir da observação dos trabalhadores que fazem o Inverno acontecer.

Bate-Paus
Para encerrar com chave de ouro esta edição do Inverno Cultural, a bateria de uma das agremiações carnavalescas mais antigas do país, a GRES Bate-Paus, encerra o festival com uma apresentação que promete colocar todo mundo pra sambar, às 16h, no Palco Fábrica.

A Bate-Paus, a “verde-rosa” são-joanense, que também comemora em 2023 seus 90 anos de fundação – mesma idade do quadro de Tarsila que inspirou a temática deste Inverno –, tem como um de seus destaques a Bateria Tsunami, comandada pelo Mestre Pitu. O grupo é formado por jovens do bairro Senhor dos Montes, reduto tradicional na história do povo e do samba são-joanense. No repertório, composições que marcaram o Carnaval no Brasil e em São João del-Rei, além de outras surpresas do Mestre Pitu. Ziriguidum!

Sete Lagoas
O último evento do Inverno Cultural em Sete Lagoas está previsto para as 10h, na Feira do bairro Boa Vista, que ocorre na Av. Professor Maurício de Jesus Peixoto. O Grupo Popular de Cultura Boi Cirandado “puxa” um cortejo musical com o tradicional Boi da Manta. A intenção é que público e transeuntes cantem e se alegrem com os refrões entoados pelos brincantes. No final, uma grande roda marcará esse momento de difusão e preservação do patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos
https://www.flickr.com/photos/198697773@N04/albums