Teatro infantil, vivência literária, shows: "porque hoje é sábado" no Inverno Cultural

Publicada em 15/07/2023

O sábado é um dos dias mais aguardados da semana, por tudo o que enseja. Não é diferente no Inverno Cultural. Teatro infantil na praça, vivência literária e shows prometem agitar o penúltimo dia de festival. O evento vai chegando ao fim e já deixando saudades das emoções vividas.

Em São João del-Rei, a programação começa às 15h, com a apresentação Circo Nenúrio, da Palhaça Biruta, em frente à Igreja do bairro São Geraldo. Interpretada por Cali Detoni, a personagem toca saxofone, quer ser vista, quer mostrar como tocar (e toca!) o coração do público.

No mesmo local, às 16h, integrantes do projeto de extensão Terceiro sinal: apresentações teatrais para todos encenam A raposa e o principezinho, inspirada no livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A história é de um garoto que conhece uma raposa e com ela aprende o valor da amizade. A cena dura aproximadamente 30 minutos e vai ser traduzida em Libras, contando ainda com os recursos da audiodescrição.

Às 17h, no Centro Cultural da UFSJ, Rubia Konstantyni apresenta a vivência literária Caldeirões poéticos, para 20 participantes, entre jovens e adultos. Rubia é uma das idealizadoras do Coletivo Di Péis, pós-graduada na arte de contar histórias.

Na Sala Preta do CTAN, às 19h, o ator Lucas Gonçalves interpreta Campo minado. O texto aborda os dilemas de um jovem atormentado que busca suas raízes para perceber melhor o vivido e o viver. A classificação indicativa é 16 anos. Haverá distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.

Palco Fábrica
A Música vai unir artistas e público na terceira noite do Palco Fábrica, montado na antiga Fábrica Brasil (Av. Leite de Castro, 17, onde funcionou a Tecelagem João Lombardi), que se transformou no principal espaço de shows do festival. Às 20h, quem anima a plateia é a banda Canoa Elétrica, com o show Paratodos. Seis músicos tocam recriações de pérolas da MPB. Além da canção-título, o repertório conta com composições como Mulher do fim do mundo, Não recomendado, Comportamento geral e Reza forte, entre outras. Na vibe da edição Operários da Arte, a banda escolheu poéticas que evidenciam o dilema de luta das minorias pobres e pretas no fazer artístico.

Diversidade
Às 21h, também no Palco Fábrica, a cantora Natania Borges apresenta o show Identidade, que marca o início de uma nova fase na carreira da cantora. Abordando temas como a ancestralidade, o corpo “artivista” e o autoconhecimento afetivo, o show, segundo ela, destaca não só um despertar político, mas um despertar de amor próprio. O repertório inclui músicas do EP Encosto, do álbum Liberdade e singles inéditos.

Divinópolis
Na Praça do Santuário, às 10h, Patrícia Oliveira diverte a criançada com o terceiro dia da vivência infantil Um canto que virou conto… um conto que virou canto. Serão disponibilizadas 25 vagas para crianças, pais e professores que gostem de brincar de Música.


Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos
https://www.flickr.com/photos/198697773@N04/albums