Parceria entre UFSJ e universidade chinesa abre novas perspectivas para a comunidade universitária

Publicada em 14/07/2023

A partir de agora, e pela primeira vez na sua história, a Universidade Federal de São João del-Rei conta com convênio com a Universidade Normal de Hebei, da China. O documento foi assinado pelo reitor Marcelo Andrade na semana passada, em missão internacional, onde esteve com representantes de 18 outras instituições públicas de ensino superior do Brasil. A UFSJ foi selecionada a partir de um programa de internacionalização promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e o governo chinês.

Com esse convênio, a comunidade universitária – alunos, professores e técnicos – poderá estabelecer parcerias nas áreas de ensino, pesquisa, inovação, tecnologia e cultura. “É um projeto mais amplo, um guarda-chuva que nos dá a possibilidade de outros convênios. Um dos nossos interesses é ter aqui na UFSJ o Instituto Confúcio, instituição chinesa que promove o ensino da língua e cultura daquele país”, explica o reitor.

Marcelo chama atenção para o fato de que a China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil e uma das potências líderes no mundo. No ano que vem, se completam 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. “É um país com alto desenvolvimento tecnológico e que está preocupado em formar chineses que dominem o idioma português, para que possam atuar em futuras relações com o Brasil. Se tivermos também, por meio do Instituto Confúcio, a possibilidade de capacitar nossa comunidade no idioma deles, faremos parte desse novo momento na nossa história. Além disso, foi uma oportunidade importante para que possamos avançar enquanto universidade que se preocupa com a sua internacionalização”, frisou.

China tem interesse na formação de professores
A Missão Acadêmica percorreu cinco grandes centros do país asiático: Xangai, Hangzhou, Shijiazhuang, Langfang e Pequim, sempre apoiada pela Hebei Normal University e governo chinês. Foram mais de dez universidades, escolas e instituições chinesas visitadas, além da Embaixada do Brasil na China, o Center for Language Education and Cooperation (CLEC), do Ministério da Educação Chinês, e o próprio Ministério da Educação, localizado na capital Pequim, em que se reuniram com o vice-ministro Sun Yao [foto à esquerda].

Marcelo destaca que o encontro com o vice-ministro da Educação, Sun Yao, foi um dos compromissos mais importantes. A China está interessada em trocar experiências com o Brasil na formação de professores da educação básica. “Nós temos 13 licenciaturas na UFSJ, temos um grupo forte de professores e professoras com muita experiência nessa área. Nos governos Lula e Dilma, por meio de vários programas, como o PIBID e mais recentemente a Residência Pedagógica, conseguimos bons resultados. Por outro lado, temos interesse em saber como os professores são formados na China para a educação básica, como funciona o sistema educacional, os avanços e dificuldades. Então acredito que essa troca de experiências será importante para ambos”, analisa Marcelo, que conhece bem a área: foi pró-reitor de Ensino de Graduação entre 2012-2016.

Além da formação de professores, o reitor destacou que o próprio vice-ministro está muito interessado em que possamos ter programas de graduação e pós-graduação com dupla formação. “Esse convênio nos abre, também, a possibilidade de enviarmos alunos, professores e técnicos para as universidades chinesas e, da mesma forma, recebermos a comunidade de lá. Outra possibilidade serão as visitas de curta duração entre pesquisadores chineses e brasileiros, desenvolvimento de pesquisa em rede, entre outras.”

O convênio com a Universidade Normal de Hebei foi o primeiro já assinado com uma instituição chinesa. “Temos mais dois em andamento e pretendemos estender, ainda mais, nossas parcerias com as universidades chinesas. A UFSJ vem atingindo um patamar na internacionalização que a credencia a se alinhar com as exigências dos novos tempos”, finalizou.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas