Pluralidade é a marca da programação nesta sexta, 14, no Inverno Cultural

Publicada em 14/07/2023

Pode-se dizer que tem atrações para praticamente todas as tribos na programação desta sexta-feira do Inverno Cultural da UFSJ. O festival, que tem como tema Operários da Arte, oferece até domingo, 16, eventos culturais variados (e de graça!) nas cidades de São João del-Rei , Ouro Branco, Sete Lagoas e Divinópolis. Confira o que rola nesta sexta, dia 14.

Às 14h, na sala 3.22 do campus Santo Antônio da UFSJ, a Lua, inspiradora de poetas e astrônomos, é o motivo de Vivendo no mundo da Lua. A vivência, para um público de 20 crianças entre 7 e 12 anos, é oferecida pelos artistas Gyan Celah, Miriam Rios e Victor Henrique.

Velhos pretos
Às 19h, no Theatro Municipal de São João del-Rei, a cantora e atriz Juliana Mota receberá no palco diversos músicos da cidade para homenagear grandes nomes da MPB, como Djavan, Cartola, Milton Nascimento, Luiz Melodia e Maurício Tizumba. Aos meus velhos pretos, realização do grupo de pesquisa Casa Aberta da UFSJ, é um show autobiográfico, no qual a cantora apresenta um contorno sensível entre a canção e os afetos. Atenção: haverá distribuição de senha uma hora antes do início. A produção recomenda que as pessoas levem um quilo de alimento não perecível para doação a entidades da cidade, conforme lei municipal.

Punk, rap, Groove e Caos
Às 19h, no Palco Fábrica, montado na antiga Fábrica Brasil (Av. Leite de Castro, 17, onde funcionou a Tecelagem João Lombardi), a banda punk são-joanense Macacos do Espaço será a atração. Cláudio (voz e guitarra), Diego (bateria) e Jean Lucas (voz e baixo) apresentam seu repertório autoral e base de seu primeiro álbum, O silêncio dos mortos.

A seguir, às 20h, o eclético Palco recebe a poeta, slammer e MC Laura Conceição, que apresentará versos autorais e expressivos para mostrar o mundo da poesia falada, suas formas de resistência e de luta na sociedade.

A diversidade continua às 21h, ainda na Fábrica Brasil, com JazzC, em um show envolvente e crítico sobre a valorização do tempo e a busca de significado em um meio massante de se estar. O repertório inclui músicas que marcaram a carreira de JazzC e também boa parte de seus novos trabalhos, como os EPs Groove e Caos.

Divinópolis
Em Divinópolis, às 10h, continua a vivência infantil Canto que virou conto… conto que virou canto, coordenada pela contadora de histórias Patrícia Oliveira. A apresentação é interativa, convoca crianças e adultos a “entrar” nas histórias e músicas brincantes, a fim de incentivar o resgate de cantigas que estão sendo esquecidas frente ao momento tecnológico a que estamos expostos. Serão disponibilizadas 25 vagas para os pequenos participantes.


Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos
https://www.flickr.com/photos/198697773@N04/albums