Inverno Cultural estreia Palco Fábrica na programação desta quinta, 13

Publicada em 13/07/2023

A quinta-feira do Inverno Cultural 2023 começa muito animada, com o segundo dia da vivência infantil Vivendo no mundo da Lua, às 14h, no Campus Santo Antônio (sala 3.22), que promete imersão artística a partir de histórias lunares, com os artistas Gyan Celah, Míriam Rios e Victor Henrique.

No teatro do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei, às 16h, acontece o show Paisagens imaginárias, que reúne Os Pequenos Grandes Violinistas, o Coro VivaVoz e a Musicalização. Entre criações e recriações, crianças e jovens dão vida a músicas folclóricas, populares e eruditas e ainda expandem suas explorações sonoras por meio de improvisações.

Palco Fábrica
Nesta quinta-feira, o Inverno Cultural promove a inauguração do Palco Fábrica, montado nas antigas instalações da extinta Fábrica de Tecidos Brasil (Avenida Leite de Castro, 17). No palco principal do festival, haverá apresentação nesta noite de dois duos de violão. A partir de 20h, o Duo a Zero, formado pelos violonistas e compositores Alexandre Gismonti e Jean Charnaux, vão mostrar as músicas de Na pressão, o primeiro álbum, composto por obras de grandes compositores da música brasileira e clássicos do Clube da Esquina.

Às 21h, quem sobe ao Palco Fábrica é o Duo Aduar, dos violonistas Gabriel Guedes e Thobias Jacó, indicados ao Prêmio da Música Popular Brasileira 2023. No show Cartas do interior, o Duo Aduar apresenta canções autorais usando viola caipira, violão e voz. O trabalho dessa dupla, surgida no curso de Música da UFSJ, tem tido excelente aceitação do público e da crítica.

Divinópolis
Às 10h, na famosa Praça do Santuário, a criançada vai se divertir com a vivência infantil Um canto que virou conto… um conto que virou canto. A educadora, cantora e contadora de histórias Patrícia Oliveira apresenta histórias cantadas de tradições transmitidas de geração para geração e um repertório musical de compositores da MPB infantil brasileira.

Às 19h, as mulheres divinopolitanas poderão participar da vivência Mulher, tu és mais poeta do que pensas, que procura instigar a plateia feminina a usar a escrita como empoderamento, expressão e autoconhecimento, bem como transmitir aprendizados de sua experiência como escritora. A coordenação é da escritora Ju Lopes. Serão disponibilizadas 60 vagas.

Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos
https://www.flickr.com/photos/198697773@N04/albums