Quarta-feira no Inverno Cultural: atividades para crianças e piano latino-americano

Publicada em 12/07/2023

A quarta-feira do 34º Inverno Cultural reserva muitas atrações para públicos de todas as idades e gostos. A jornada do dia começou bem cedo, às 8h, no Campus Santo Antônio, com a vivência infantil Cabeleira. Os atores Bia Benecom e Wesley Soares, dirigidos por Tom Rezende, comandam a atividade, inspirada no livro Amor de cabelo, de Matthew A. Cherry, que busca estimular a autoaceitação e a autoestima das crianças com a própria aparência e abordar a beleza de cada cabelo.

Às 14h, também no Campus Santo Antônio (sala 3.22), acontece a oficina para crianças Vivendo no mundo da Lua, que promete imersão artística a partir de histórias lunares, com os artistas Gyan Celah, Míriam Rios e Victor Henrique, as vagas restritas a 20 crianças.

Produção independente
Interessados por Literatura e produção de livros podem aproveitar a vivência Produção literária independente, coordenada por David Biriguy, às 14h, na sala 4.18 do Campus Santo Antônio. Serão disponibilizadas 20 vagas para estudantes, professores, escritores e público em geral com interesse por Literatura e produção editorial.

No mesmo horário, no Centro Cultural da UFSJ, volta às telas a Mostra Audiovisual, exibindo GTO: um homem, um sonho, uma vida, uma obra, de Eduardo Maia; Ecos do Mandu, de Giulia Aperriê; e Estátuas móveis: um violão na América Latina – Gustavo Procópio, de Marcelo Heidenreich, José Paulo Osório, Izabella Vasconcelos e o próprio artista. Todos os vídeos exibidos na agenda da Mostra estão disponiveis no canal da TV UFSJ no YouTube.

Homenagem
Também no Centro Cultural, a partir das 16h, acontece recital em homenagem à memória de Gustavo Procópio, que também era guitarrista, produtor musical e ativista; no último período do curso de Música da UFSJ, faleceu vítima da covid-19.

Às 19h, novamente no Centro Cultural, será a vez do recital Anima: música latino-americana para piano a quatro mãos, com o duo Castelo-Reis, formado pela professora Carla Reis e pelo técnico Ricardo Castelo Branco, ambos do Departamento de Música da UFSJ. A dupla traz uma proposta inédita no cenário brasileiro: a opção por um repertório totalmente dedicado à divulgação da música latino-americana para a formação anunciada.

Fechando a programação do dia em São João del-Rei, às 21h, no Theatro Municipal, a dupla de artistas Kelly Crifer e Getúlio Ramalho apresenta o espetáculo Senta que o leão é manso, sobre a trajetória de dois jovens no circo. Haverá distribuição de senhas a partir das 20h. Quem puder doar 1 kg de alimento não perecível, em atendimento à lei municipal que rege o uso do Theatro, agradecemos.

Divinópolis
Pela manhã, em Divinópolis, na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, Cris Silva comandou a vivência infantil Contos e cores no mundo de Tarsila, à qual se seguiram oficinas ao término de cada história contada. Ao final, o público ganhou um presente do grupo de chorinho Tio Leo Samba e Choro, que tocou com a criançada. Como disse a coordenadora local do Inverno, Cristina Sanches: “cultura chama cultura!

Ouro Branco
Em Ouro Branco, terminou a programação da vivência infantil Confecção de traca-traca a partir de objetos reciclados, com o já famoso Palhaço Currulepe: brincante, fazedor de brinquedos populares, malabarista, artista de rua e ator. As crianças inscritas se divertiram aprendendo a fazer e a brincar com o traca-traca, ganhando ainda consciência acerca da reutilização de materiais antes descartados na natureza que, com o brinquedo, exercitou a capacidade criativa e de experimentação de cada participante.

Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos
https://www.flickr.com/photos/198697773@N04/albums