Inverno Cultural: terça-feira tem vivência infantil, duo de violões e mesa de debates

Publicada em 11/07/2023

A programação de eventos desta terça-feira do Inverno Cultural reserva uma gama diversificada de atrações para todas as idades. A 34a edição do evento tem como tema Operários da Arte e oferece eventos gratuitos até o próximo domingo, 16. Confira o que rola no festival nesta terça-feira.

Às 14h, no Shopping Pátio Matosinhos, começa a vivência infantil Cabeleira. Inspirada no livro Amor de cabelo, de Matthew Cherry, busca estimular a autoaceitação e a autoestima das crianças em relação à aparência de seus cabelos. Quem puder separar barbantes coloridos, papel canson e tintas será bem-vindo!

A confecção de livros artesanais tem sido uma alternativa para autores que pretendem publicar seus escritos e não o fazem por falta de recursos. Esse é o mote da oficina Literatura produção independente, ministrada pelo poeta e produtor cultural David Biriguy, às 14h, na sala 4.18 do Campus Santo Antônio. A atividade foi pensada para facilitar a autonomia editorial de autores em início de carreira que não dispõem de recursos para custear a publicação por uma editora. Serão disponibilizadas 20 vagas para estudantes, professores, escritores e público em geral com interesse por Literatura e produção editorial.

No mesmo horário, na Sala Multimídia do Centro Cultural da UFSJ, começa a exibição da Mostra Audiovisual com a exibição de três vídeos: Dilatar a escola, de Rafael Guimarães; Arte na Serra 2: para não queimar o futuro, de Zandra Coelho de Miranda e Fernanda Corghi; e Podcast: vozes marginais, de Denilson Carvalho, Marcius Barcelos, Luana Longatti e Robson Melo.

Às 18h, no Saguão da Reitoria, no Campus Santo Antônio da UFSJ, começa o debate antes da abertura da exposição Para não esquecer: o governo Bolsonaro em charges, composta por desenhos veiculados durante o governo Bolsonaro e seus desdobramentos, produzidos até março de 2023. Os trabalhos selecionados são de grandes cartunistas brasileiros e foram publicados originalmente em jornais de grande circulação, como O Globo, Folha de S.Paulo e Estado de Minas. A exposição é uma realização do trio de artistas Lute, Dum e Guto Respi.

Política cultural
Debater os desafios e ações possíveis de políticas para os trabalhadores da Cultura. Esse é o objetivo da mesa de debate Operários da Arte, às 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio. Foram convidados importantes agentes do meio cultural, como o diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura do Ministério da Cultura, Deryk Vieira Santana, a administradora cultural da Funarte Minas, Daniela Meira, e o representante do Fórum de Trabalhadores da Cultura em São João del-Rei, Rodolfo Rodrigues.

Às 20h, na Igreja de São Gonçalo Garcia, no centro histórico de São João del-Rei, a atração é o Concerto Dialogus, dos violonistas Vicente Paschoal e Octávio Deluchi, que apresentam ao vivo uma experiência musical por meio de diálogos sonoros. O concerto marca a estreia da nova edição das Impressões espanholas, do compositor Sérgio Assad, e o lançamento do primeiro EP de Deluchi, que contempla obras de violão solo com faixas compostas por Vicente Paschoal. Está prevista distribuição de senhas de acesso uma hora antes do início do espetáculo.

Já às 21h, na Sala Preta do CTAN, será encenada, pela Cia. Barracão Cultural, a peça Um arco-íris colorindo o céu. O roteiro aborda o cotidiano de uma pessoa que se esforça para manter a rotina como moradora de um prédio, focalizando sobrevivência, dificuldades e aprendizados. Também para essa atração está prevista distribuição de senhas de acesso, a partir das 20h.

Sete Lagoas
Em Sete Lagoas, o público assistirá à Mostra Audiovisual, às 15h, no Teatro Redenção (Rua Monsenhor Messias, 339, Centro), com a exibição dos vídeos Hoje ainda é ontem no Bento, de Adriano Medeiros; Arte na Serra 2: para não queimar o futuro, de Zandra Coelho de Miranda e Fernanda Corghi; e Paranapuã, de Leonardo Sabanay, Mariana Herrera, Mateus Bravin, Vitor Gracia, Felipe Gonzalez e João Paulo Bocchi.

Divinópolis
Em Divinópolis, o público assistirá aos mesmos vídeos exibidos em Sete Lagoas. Às 16h, na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago (Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 420, bairro Esplanada), às 16h.

E agora pela manhã, a partir das 10h, Cris Silva traz novamente a vivência infantil Contos e cores no mundo de Tarsila, que narra três diferentes histórias de territórios que Tarsila do Amaral quis representar em suas artes: Brasil, França e África. Na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, Vereda Dr. Waldemar Rausch, 200 – Bairro Santa Clara.

Ouro Branco
Às 14h, volta o Palhaço Currulepe, na mesma na Praça das Rotas, com a vivência infantil Confecção de trata-traca a partir de objetos reciclados. Às 16h, será realizada a Mostra Audiovisual com a exibição da mesma agenda de Divinópolis e de Sete Lagoas. Na Biblioteca Municipal Virgílio Carlos, situada na Rua Santo Antônio, 160.

Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!