Mesa debate políticas para trabalhadores da Cultura

Publicada em 10/07/2023

Debater os desafios e ações possíveis de políticas para os trabalhadores da Cultura. Esse é o intuito da mesa agendada para esta terça-feira, 11, às 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, na programação do 34º Inverno Cultural.

Segundo dados do IBGE, em 2020, o setor empregava cerca de cinco milhões de pessoas, número que certamente aumentou com o fim da pandemia da covid-19. Entre os anos de 2012 e 2020, o PIB da economia da Cultura e indústrias criativas cresceu de forma mais acelerada que o total de geração de riquezas do país: o setor dos segmentos criativos avançou 78%, enquanto a economia total do país subiu 55%. Em números exatos, temos que o setor movimentou, em 2020, R$ 230,14 bilhões, o que equivale a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Para discutir o tema, a coordenação do Inverno Cultural convidou importantes agentes do meio cultural, como o diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura do Ministério da Cultura, Deryk Vieira Santana; a administradora cultural da Funarte Minas, Daniela Meira, e o representante do Fórum de Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura em São João del-Rei, Rodolfo Rodrigues.

“Resposta à pandemia”
Atuante em movimentos culturais, Deryk Santana é produtor cultural do Instituto Federal de Goiás (IF-Goiás). Após participar do governo de transição, no ano passado, ele foi nomeado diretor do Minc em janeiro. Na estrutura desse Ministério, sua Diretoria está subordinada à recém-criada Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural. Segundo ele, a criação dessa secretaria é uma “resposta à pandemia”, que ensinou “da pior forma” aos trabalhadores da Cultura que a mobilização é imprescindível.

A regional da Funarte em Minas Gerais, representada por Daniela, está estruturada para receber espetáculos diversos em seus seis grandes galpões, na Rua Januária, 68, centro de Belo Horizonte.

O Fórum de Trabalhadores da Cultura de São João del-Rei é uma ferramenta de organização desses trabalhadores em âmbito local e visa à relação e cooperação com outros grupos da cidade e região.


Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos