Capes aprova curso de doutorado em Engenharia Elétrica

Publicada em 10/07/2023

A equipe do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) comemora a aprovação recente da proposta de curso de doutorado. Desde 2009, o Programa acontece em associação com o CEFET-MG, tendo duas áreas de concentração: Sistemas Elétricos e Modelagem e controle dos sistemas.

Segundo o coordenador-geral do PPGEL, professor Marco Aurelio de Oliveira Schroeder, a aprovação é motivo de muito orgulho, uma vez que apenas seis propostas de cursos novos foram aprovados pela Capes, no âmbito do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), na área de Engenharias IV, onde a Elétrica está inserida. “A conquista dessa aprovação pelo PPGEL é significativa, o que ilustra a maturidade do Programa, bem como de seu corpo docente”, afirma o coordenador, destacando que a Capes avaliou positivamente também a infraestrutura laboratorial de pesquisa e biblioteca, o número de docentes bolsistas de produtividade, a experiência do corpo docente em termos de orientação e o relevante apoio institucional.

Novo curso
O curso de doutorado em Engenharia Elétrica será oferecido a partir do primeiro semestre de 2024 e, de acordo com o professor Marco Aurélio, a seleção deve ocorrer durante o segundo semestre deste ano. O curso será presencial, com algumas disciplinas oferecidas on-line. A duração é de até 48 meses. O doutorado se destina a pessoas com mestrado em Engenharia Elétrica e graduação nesta ou em áreas afins. O objetivo do novo curso é desenvolver a capacidade e habilidade de conduzir pesquisa original e independente e formar lideranças na área, que envolve, obrigatoriamente, a preparação de tese. O corpo docente é formado por professores do CEFET e da UFSJ, além de dois docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e um da Maynooth University (Irlanda).

Empolgação
De acordo com o coordenador, toda a equipe do PPGEL está “muito satisfeita, empolgada e motivada” com a aprovação do doutorado. Contudo, existem diversos desafios a serem enfrentados nos próximos anos, como a implementação do curso e sua consolidação. “Nesse sentido, a equipe do PPGEL já está trabalhando para aumentar sua nota Capes de 4 para 5. Temos a expectativa de que na próxima avaliação quadrienal (2021-2024), cujo resultado é divulgado em 2025, o PPGEL obtenha a imprescindível nota 5, permitindo, assim, sua consolidação como programa de excelência na área de Engenharia Elétrica”, afirma.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.