UFSJazz Big Band retorna com ritmos nordestinos

Publicada em 25/05/2023

Depois de uma pausa forçada pela pandemia da covid-19, a UFSJazz Big Band retoma suas apresentações públicas na próxima terça, 30, às 19h, no Centro Cultural UFSJ. Nordestes tem entrada franca e será aberto com uma apresentação do Grupo de Metais da Universidade.

A UFSJazz é um projeto de extensão coordenado pelo professor de saxofone do Departamento de Música (Dmusi), Leonardo Barreto, que lidera um grupo de cerca de 30 instrumentistas, entre estudantes e docentes da UFSJ, além de membros da comunidade regional.

No período em que interrompeu suas apresentações, a orquestra não perdeu tempo e realizou lives, gravações, palestras e projetos educacionais em escolas do ensino regular. “Agora chegou a hora de estar junto ao público, trocando energia e levando cultura musical brasileira para todos”, comemora Leonardo.

Musicalidade
Segundo o regente, a proposta do grupo, neste semestre, foi baseada na musicalidade do nordeste brasileiro, “que compõe a aquarela do Brasil”. Desta forma, o repertório viaja pelas diversas manifestações daquela região, como o frevo pernambucano, os maracatus, os cavalos-marinhos e o baião. “O projeto Nordestes surge como uma necessidade de exploração de novos territórios sonoros”, explica Leonardo Barreto.

Saiba mais sobre a UFSJazz Big Band.