CONSU aprova 10% de vagas na pós-graduação para servidores

Publicada em 25/05/2023

Reunido na última segunda-feira, 22, o Conselho Universitário (CONSU) aprovou, por unanimidade, a instituição da reserva de, no mínimo, 10% das vagas nos programas de pós-graduação stricto sensu para qualificação de servidores efetivos da UFSJ. A proposta de resolução foi relatada pela vice-reitora, professora Rosy Ribeiro. A efetivação da reserva de vagas põe fim a uma luta histórica na instituição.

De acordo com a Resolução 008/2023/CONSU, os servidores devem buscar um nível de escolaridade superior ao que se encontra titulado, ou seja, o servidor que já possui mestrado concluído não pode concorrer pela reserva a outro curso nesse nível de titulação. Quando o nível de qualificação pretendido for equivalente ou menor ao que já possuir, o técnico ou o docente poderá se candidatar somente às vagas de ampla concorrência.

A resolução estipula também que o candidato deverá se submeter às regras do processo seletivo, definidas nos editais de seleção dos programas de pós da UFSJ, sendo a matrícula dos aprovados pela reserva de vagas condicionada ao atestado de vínculo efetivo emitido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP).

Colegiado
O Colegiado da Pós-Graduação também aprovou por unanimidade a nova política, que vem expandir a oferta de qualificação para um corpo de servidores já bem titulado, que buscava novas oportunidades em outros estratos da formação complementar.