Moção de apoio do Conselho Universitário da UFSJ ao jogador Vinícius Jr.

Publicada em 23/05/2023

O Conselho Universitário da UFSJ (CONSU) aprovou por unanimidade, nesta segunda, 22, nota de apoio ao jogador Vinícius Jr. e de repúdio ao ato de racismo do qual foi vítima no último domingo, 21, em partida do campeonato espanhol de futebol. Ao longo da história das Américas, coroas europeias exploraram o trabalho escravizado em seu solo e nas suas colônias, justificada pelas pseudociências e irracionais teorias raciais e pelo fardo civilizatório do homem branco. O racismo foi uma das formas de explorar os povos submetidos ao domínio das nações imperialistas. Em pleno século XXI, já passou da hora de expurgamos para sempre essa mácula histórica do seio da humanidade, nos educando contra a discriminação racial, contra a exploração dos povos e a favor da defesa da igualdade entre os seres humanos.