Pesquisa internacional coloca UFSJ entre as melhores universidades do mundo

Publicada em 18/05/2023

A UFSJ é a quarta melhor universidade de Minas Gerais, segundo o ranking 2023 da consultoria Center for World University Rankings (CWUR), que avalia a performance de 20.531 instituições de ensino superior nos cinco continentes. A federal de São João também figura como uma das 54 universidades brasileiras que estão entre as 2000 melhores do mundo.

Outro destaque do resultado, divulgado esta semana: a UFSJ é a 1.216 em nível mundial, estando entre o grupo de 6% das universidades mais importantes do planeta. Se comparado com o desempenho do ano passado, a federal de São João subiu 60 posições no ranking.

Em nível nacional, a instituição aparece na 31a posição com uma pontuação de 69,2. A universidade brasileira mais bem avaliada é a USP. No estado de Minas Gerais, a universidade com melhor desempenho foi a UFMG, com 74,2 pontos. A UFSJ neste ano supera federais mineiras mais tradicionais como as de Lavras, Uberlândia e Ouro Preto.

Esforço

Para o reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, o resultado expressa o esforço coletivo da UFSJ, no ensino, na pesquisa e extensão. “Nos últimos três anos, o que a gente tem feito na gestão, de valorizar as atividades-fim é muito significativo. Por exemplo, nesse ranking nota-se um peso grande da pesquisa no resultado final. E a UFSJ tem investido muito nessa área e nas publicações em periódicos internacionais qualificados, some-se a esses o fato de termos quadruplicado o valor do fundo de pesquisa”, completa.

Na visão do reitor, o resultado no ranking já era esperado, tendo em vista que a gestão tem acompanhado de perto todo o desempenho da UFSJ. Marcelo Andrade cita como exemplo a pós-graduação, onde os programas de doutorado têm avançado. “Acho que esse grande esforço que a gente tem feito, sem perder de vista a qualidade do ensino. Apesar de todas as dificuldades e falta de investimentos nos governos Temer e Bolsonaro, mesmo assim conseguimos esse indicador positivo do nosso trabalho”, afirma o reitor Marcelo Andrade.

Pesquisa

Na soma do resultado da UFSJ, a pesquisa foi um fator preponderante. De fato, a instituição tem crescido muito nessa área. De acordo com a base de dados Scival, entre os anos de 2019 e 2023, observa-se um aumento progressivo das publicações de pesquisadores da UFSJ em periódicos internacionais. Isso, segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor André Baldoni, possibilita o aumento das citações em outras pesquisas e a visibilidade internacional.
Para ele, o resultado no ranking do CWUR é um indicador de que a UFSJ está no caminho certo. “A UFSJ é uma universidade relativamente jovem que apresenta resultados consistentes em relação aos parâmetros avaliados”, ressalta. Em relação à pesquisa, para ele, qualquer resultado exitoso deve ser atribuído a toda comunidade acadêmica.”A complexidade de uma pesquisa, desde o seu planejamento até a publicação do resultado final, envolve todos os setores da universidade, de forma direta ou indireta. E a UFSJ tem se destacado no cenário nacional e internacional em relação à quantidade e qualidade das publicações científicas”, afirma Baldoni. Nessa perspectiva, ele aponta ser importante que a instituição continue fomentando a pesquisa institucional com planejamento, ações concretas, bolsas de pesquisa e auxílios a publicações.

Ranking

O ranking acadêmico de universidades globais do CWUR é divulgado a cada ano desde 2012, e avalia a qualidade da educação, a empregabilidade de ex-alunos, a qualidade do corpo docente e o desempenho da pesquisa. Segundo a organização, ao elaborar seu ranking, contribui para o estabelecimento de políticas e percepções estratégicas, tanto para governos quanto para instituições universitárias.

Outras informações sobre o ranking deste ano, inclusive a lista das 2000 melhores avaliadas, acesse https://cwur.org/