"Nossa tecnologia é o atendimento humanizado"

Publicada em 26/04/2023

Segunda-feira, 24 de abril de 2023, torna-se um novo marco na história da UFSJ. Comunidade acadêmica e profissionais atuantes no município se reuniram para celebrar a inauguração do Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), parceria entre a UFSJ e a Secretaria Municipal de Saúde. A partir de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o espaço – localizado na entrada do Campus Dom Bosco, ao lado do Albergue Santo Antônio – vai oferecer atendimento médico à população sãojoanense nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia e Cirurgia Ambulatorial (pequenas cirurgias).

Na abertura do evento, Viviane Aparecida Accarino Grobério, chefe do Departamento de Medicina (DEMED) da UFSJ, ressaltou que a inauguração do Ambulatório significa, a um só tempo, a realização de um sonho e o primeiro passo para projetos futuros. A professora destacou que a Medicina ali praticada será pautada pela assistência humanizada, com foco no desenvolvimento de competências capazes de aproximar os profissionais da saúde em formação às necessidades da população. “Nossa tecnologia é o atendimento humanizado. A gente quer oferecer um atendimento diferente, aquele atendimento do aperto de mão, do olho no olho, da observação do paciente, da escuta.”

A questão do cuidado individualizado e da escuta clínica atenta e sensível também foi abordada pelo secretário de Saúde de São João del-Rei, Renê Fernandes. Ele lembrou que cerca de 85% dos atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município são atendimentos verdes, rotineiros, que poderiam estar sendo direcionados a outros espaços de atenção à saúde, como o AME. O secretário reforçou a importância “desse projeto grandioso” e da construção de outros novos, em conjunto com a Universidade.

Para Laila Cristina Moreira Damázio, coordenadora da Comissão de Implantação do AME, também professora do curso de Medicina e subchefe do DEMED, a inauguração dos ambulatórios, após anos de idealização e planejamento, vai exercer papel fundamental na formação discente, em vista da aproximação aos serviços de saúde oferecidos no município: “Para os alunos, é muito importante ter um espaço deles, dentro da Universidade, para receber e acolher a comunidade e a população. Estamos muito felizes de vivenciar esse momento marcante: a inauguração desse espaço de saúde em São João del-Rei.”

A vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, também endossou e agradeceu a enormidade desse encontro, destacando a relevância de cada setor, da UFSJ e de sua comunidade, para a inauguração do Ambulatório Multiprofissional. “É uma aproximação que permite atender melhor à população e, ao mesmo tempo, melhorar o estudo dos nossos alunos: um contato direto com quem tem mais necessidade, por futuros profissionais que serão transformadores!”

Também presente ao evento, o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, corroborou a importância social da cooperação entre diferentes parceiros e agentes para a concretização do AME. “Separados somos muito fracos, porém unidos podemos ser muito fortes. E fortes para atender à comunidade externa. Agradecemos de coração por essa etapa que está sendo vencida, mas a gente quer mais. Esse é um momento pra gente conquistar. Precisamos de mais médicos, de mais médicas, precisamos de mais atendimentos na área da saúde, assim como na Educação”, salientou o reitor.

Serviço
O Ambulatório Multiprofissional de Especialidades UFSJ-CDB funciona de segunda à sexta, de 7h às 17h. As indicações para encaminhamento, assim como os critérios de prioridade, podem ser consultados neste link: https://encurtador.com.br/DMX26. Para agendar sua consulta no AME, é preciso um encaminhamento por um médico de seu posto de saúde. No dia, leve documento de identidade, cartão do SUS e o pedido de encaminhamento.

Rafael Drumond
Aluno de Medicina, é formado em Jornalismo pela PUC-MG