
A Orquestra de Câmara OPUS foi formada em Outubro de 2006 com o objetivo de difundir a música orquestral, erudita e popular. Atualmente Orquestra de Câmara OPUS é formada por 15 músicos entre cordas e sopros e é regida pelo mastro Leonardo Cunha.
O grande diferencial dessa orquestra é o repertório bastante voltado para a música brasileira. Compositores eruditos como Villa-Lobos e Camargo Guarnieri são apresentados ao lado de arranjos exclusivos de música popular brasileira de compositores como Luiz Gonzaga e Tom Jobim.
Nos seus 3 anos de existência, já realizou mais de 60 espetáculos e passou por mais de 20 cidades em 5 estados brasileiros desenvolvendo o projeto “Orquestrando Brasil”. Com este projeto a orquestra quer mostrar aos brasileiros a riqueza da música brasileira e estreitar a distância ainda existente entre o público e eventos culturais como o concerto de uma orquestra.
No ano de 2009, realizou concertos com vários solistas convidados do Brasil e também do exterior, como: Edson Queiroz (BH), Derico Sciotti (SP), Ulla Benz (Alemanha), Jasmin Gottstein (Alemanha) e Márcio Carneiro (Brasil/Alemanha/Suíça).