O Programa Música XXI abriga e fomenta ações musicais do DMUSI/UFSJ, da Pró-Reitoria de Extensão e manifestações musicais diversas da comunidade com abrangência regional e inserção internacional. Estas ações, realizadas na forma de projetos, ações didáticas, cursos e especialmente eventos artísticos, tem como palco o ambiente sócio-geográfico dos diversos campi da UFSJ. A pluralidade e excelência das atividades artísticas e educacionais do corpo de professores do DMUSI/UFSJ, de seus projetos e de seus parceiros tem via de comunicação com a comunidade externa através do Programa Música XXI, não ficando portanto restritas à comunidade acadêmica. O Programa Música XXI proporciona, outrossim, o trabalho integrado dos diversos projetos de extensão do DMUSI/UFSJ para que possam atingir de maneira mais efetiva seu público-alvo.
 
O Programa MÚSICA XXI oportuniza à comunidade externa a vivência musical e artística de alto nível através de seus projetos e ações. Estas são executadas e/ou coordenadas pelo corpo docente do DMUSI e pela PROEX, com atuação inclusive nos espaços artísticos externos. As diversas formas de manifestação musical de nossa comunidade, a exemplo da atuação do corpo discente do DMUSI, da comunidade do Campo das Vertentes através de suas corporações musicais centenárias e do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, e de iniciativas particulares no âmbito geográfico da UFSJ, como a Casa de Música de Ouro Branco, são ofertadas à comunidade, de uma forma sistematizada e contínua, pelo programa MÚSICA XXI, que é um importante veículo de organização desta produção.
 
O Programa MÚSICA XXI proporciona experiências significativas à comunidade, concorrendo para a formação de público e construção do saber artístico no nível apreciativo; Oportuniza e organiza o fazer musical a jovens músicos alunos do curso de música da UFSJ e da comunidade do Campo das Vertentes; Cria e mantêm intercâmbio cultural e artístico entre os diversos campi da UFSJ e suas respectivas comunidades, oportunizando-lhes a manifestação de seus saberes e valores artísticos; Estabelece o DMUSI como instrumento para a aproximação e fortalecimento do diálogo entre manifestações artísticas e musicais do ambiente sócio-geográfico da UFSJ. O MÚSICA XXI cria séries de concertos, apresentações e shows, utilizando espaços e teatros dos Campi da UFSJ e das suas respectivas comunidades. Alguns exemplos de espaços utilizados por este programa são: Solar da Baronesa (onde os concertos acontecem de quinze em quinze dias todas as terças, chamando o evento de Terça no Solar), Teatro Municipal de São João Del-Rei, Teatro Gravatá de Divinópolis, Sala de Conferências do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves etc. Ele produz e promove as atividades artísticas dos discentes e docentes do Curso de Música da UFSJ e de músicos e agremiações musicais das comunidades dos campi da UFSJ.
 
O MÚSICA XXI é coordenado pelo professor Iura de Rezende e tem a colaboração dos professores Elenis Guimarães, Jayme Guimarães e Antônio Carlos Guimarães. Tem como bolsista a aluna Gisele Fernandes.