Desde seus tempos de fundação a UFSJ já assumia como eixos centrais de suas atividades fins a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades são exigências legais para que uma instituição de ensino superior possa fazer uso do meritório título de Universidade, conforme a Constituição Federal em seu art.207, a LDB 9394/96 em seu art.52 e seguintes e a Resolução do CNE/CES n.2 de 7 de abril de 1998, que assinalam que uma universidade deve cumprir atividades de pesquisa e de produção institucionalizada para fins de credenciamento e da prestação de serviço público de alta qualidade.
Consolidados os cursos de graduação, a partir de 1998 a Instituição elegeu como metas prioritárias no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Institucional (PEDI), a expansão da qualificação de seu quadro docente em nível de doutorado, a formação e a fixação de grupos de pesquisa, a partir da expansão da pós-graduação lato sensu a qual serviria como momento prévio de uma implantação da pós stricto sensu. Apesar de cumprir o que a LDB prescreve em seu art. 52. II, a instituição persegue uma excelência de modo a haver pesquisa no conjunto institucional e de conseguir uma articulação entre a Graduação e a Pós-Graduação. A UFSJ está entre as instituições que têm investido firmemente em qualificação docente, capacitando-se, cada vez mais, para ampliar sua autonomia na produção de conhecimentos, sua socialização no ensino e extensão para a comunidade.
Em um quadro de contínua expansão e fortalecimento da pesquisa na UFSJ, o Departamento de Ciências da Educação (DECED), que abriga o Programa de Mestrado, conta atualmente com o grupo de pesquisa - Grupo multidisciplinar de pesquisa em Fundamentos da Prática Educativa, FUPE, constituído em 2002, coordenado pelo professor Dr. Écio Antônio Portes. Nove cursos de graduação da UFSJ estão diretamente envolvidos com a formação de professores, o que faz do FUPE um grupo de relevância para as licenciaturas, à medida que se firma como instância crítica que desenvolve reflexões e pesquisas em educação, como se pode ver pela produção que acompanha os Programas de Pesquisas sob a responsabilidade dos professores/pesquisadores que compõem o corpo docente do programa. Ressalte-se, ainda, o envolvimento de professores/pesquisadores do FUPE com projetos voltados para a grande demanda social por formação continuada de professores (PROEXT e Extracampus), além da participação em atividades do curso de Pedagogia, voltadas para a pesquisa da educação em espaços extra-escolares.
Além do envolvimento com o FUPE, alguns componentes do grupo participam ativamente de grupos de pesquisa ligados a outras instituições no Brasil e nos Estados Unidos: o prof. Dr. Carlos Henrique de Souza Gerken é participante do Grupo de Educação Indígena, coordenado pela profa. Dra. Ana Maria Rabelo Gomes, da FAE/UFMG; o Prof. Dr. Écio Antônio Portes é pesquisador filiado ao Observatório Sociológico Família e Escola, OSFE- coordenado pela profa. Dra. Maria Alice Nogueira, da FAE/UFMG; a professora Dra. Marise Rocha Santana, colaboradora do Programa, participa do laboratório de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da UFRJ, como integrante do Grupo de pesquisa em Educação Ambiental (GEA-UFRJ) coordenado pela professora Speranza Franca da Mata; os professores Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo e Dr. Murilo Cruz Leal são membros do grupo Linguagem, Cultura e Cognição em Sala de Aula de Ciências, coordenado pelo prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer, da FAE/UFMG, que também é colaborador do Programa. Além dessas parcerias, a professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo mantém contatos com a Universidade California - Santa Barbara (USA), por meio das professoras Judith Green e Carol Dixon. O prof. Dr. Laerthe de Moraes Abreu Junior mantém contatos e trocas de experiência em pesquisa com investigadores de Portugal: prof. Dr. Justino Magalhães da Universidade de Lisboa e profª. Drª. Margarida Felgueiras da Universidade do Porto; assim como com a profª. Drª. Maria Cristina Menezes da Faculdade de Educação da UNICAMP.
O DECED conta, também, com outro grupo de pesquisa – Núcleo de Estudos: Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens – NECCEL, constituído em 2002 e, atualmente, coordenado pela Professora Drª. Lucia Helena Pena Pereira. Este grupo envolve três professores do Departamento, além da coordenadora: Profs. Dr. Wanderley Cardoso de Oliveira, que faz parte da construção da proposta de Mestrado, o prof. Dr. Kleber Sacramento Adão, que está preparando-se para integrar futuramente a equipe do curso de mestrado, e a Professora Elaine Valéria Rizzuti, afastada para Doutoramento. Dele participam, também, alunos do Curso de Pedagogia, Psicologia e Educação Física. O NECCEL traz à discussão temas que carecem de estudos e reflexões, e que são indissociáveis da prática pedagógica como a corporeidade e as diferentes linguagens. Devido a seu caráter abrangente, se organiza em três linhas de pesquisa que têm contado com o apoio de bolsistas de Iniciação Científica: a) Corpo, ideologia e educação; b) Imagens do corpo; c) Linguagem corporal e expressão na prática pedagógica.
O Departamento de Ciências da Educação conta, ainda, com o NAEB, Núcleo de Apoio à Educação Básica, coordenado pela professora Drª. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. O NAEB é responsável pela implementação do programa de formação continuada da Região das Vertentes PROEXT 2005/2006. Fazem parte desse Núcleo os professores Murilo Cruz Leal, Lúcia Helena Pena Pereira e Laerthe de Moraes Abreu Junior, professores do Mestrado, além de professores do DCNAT, do DMAT. O PROEXT está no seu terceiro ano de funcionamento e é financiado pelo MEC/SESU, atendendo a 350 professores de escolas municipais das cidades que fazem parte da Associação de Municípios da Região das Vertentes (AMVER).
A proposta de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em educação na UFSJ justifica-se pela vontade de transformar a experiência já adquirida em programas sistemáticos de pós–graduação lato sensu, procurando atender a expectativas criadas pelo Plano Nacional de Pós-Graduação: 2005-2010. Com efeito, faz parte desse Plano tanto a correção de disparidades intra-regionais, quanto o aumento da capacitação do corpo docente do ensino superior. Além disso, o PNPG postula como objetivo da própria pós-graduação nacional “a formação de docentes para todos os níveis de ensino”, conforme grafa também a LDB de 1996 em seu art. 66. Com o corpo de docentes qualificados do DECED e de outros departamentos associados ao Mestrado a UFSJ assume o compromisso com a formação de professores de sua região de abrangência. Neste contexto um mestrado torna-se meio pelo qual se possa aprofundar a formação acadêmica, desenvolver pesquisa em educação e possibilitar crescente envolvimento de estudantes de graduação na pesquisa.
Última atualização: 13/01/2025