O CODEMA (Conselho de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) é um conselho municipal fundado em 20 de janeiro de 1998 devido uma exigência da Lei Orgânica do município que data de 1990.
É um órgão colegiado, autônomo, normativo, consultivo e deliberativo que assessora o poder público quanto a questões referentes ao equilíbrio ecológico e ao combate às agressões ao meio ambiente.
O Conselho se reúne na primeira segunda-feira de cada mês, às 17 horas na Sala de Reuniões do Psiu (3º andar do prédio do Banco do Brasil). As reuniões são abertas ao público. A composição do órgão é paritária, ou seja, a quantidade de representantes de órgãos governamentais é proporcional ao número de representantes da sociedade civil. Assim sendo, a organização possui 24 membros da forma especificada.
A atual presidente do Conselho é a Professora Angela Maria Gattás Hallak. Seu suplente é o Prof. Wellington Essa. É a primeira vez que o presidente do órgão não é o Secretário de Meio Ambiente.
Quanto as atividades pertinentes ao CODEMA pode-se citar:
Segundo a Prof. Angela o maior problema ambiental da cidade é a questão do lixão que ainda não foi solucionada.
A coleta seletiva de lixo começou a ser implementada este ano. O projeto é uma ação conjunta da Prefeitura de São João del Rei com a ASCAS (Associação de Catadores de Material Reciclável de São João del Rei). Inicialmente tem sido feita na Escola Pio XII no bairro de Matosinhos (em 10 de fevereiro de 2006). Afinal para os associados da mesma é essencial a obtenção de itens recicláveis. O intuito do CODEMA é que o programa se estenda para toda a cidade.
O órgão ainda não conta com Secretaria nem sala própria. Para sugestões ou denúncias:
CODEMA - Secretaria do DCNAT com a Prof. Angela - 3379-2483