(clique para expandir o menu)
Organização dos Acervos Eclesiásticos da Diocese de São João de-Rei

A Profa. Maria Leônia, deu início à catalogação dos acervos eclesiásticos pertencentes à Diocese de N. Sra. do Pilar de São João del-Rei, que encampa trinta e sete localidades da região, situadas no caminho velho da Estrada Real.
Considerando a relevância dessas fontes primárias para promover a pesquisa histórica bem como para disponibilizar esse acervo cultural à comunidade, foi elaborado o projeto de extensão, "Acervos Eclesiásticos: levantamento e cadastramento dos documentos avulsos e códices nos arquivos da Diocese de São João del-Rei (Minas Gerais, XVIII - XIX)", visando ao inventário das fontes documentais nos arquivos da região. Desde então, foi refeito e atualizado o inventário de São João del-Rei, com a inclusão do arquivo de São Gonçalo Garcia, além de se proceder ao mapeamento e elaboração dos inventários dos distritos do Rio das Mortes, São Miguel do Cajuru e das cidades de Tiradentes e Prados.
A organização dos acervos da Diocese teve como motivação central promover a produção do conhecimento histórico sobre a região, levando em conta a possibilidade de se ampliar a gama documental, expresso no vasto rol da tipologia de fontes apresentadas. Para tanto, foi oferecida semestralmente uma disciplina no curso de História, "Arquivo e Pesquisa", cuja ementa trata da organização de arquivos permanentes, como exercício prático no Arquivo Eclesiástico.
Do ponto de vista metodológico, ao se disponibilizar o acesso a essas fontes primárias, tem sido possível redimensionar as pesquisas em curso na graduação e pós-graduação em História de Minas Gerais (séc. XVIII-XIX) com uma renovada produção historiográfica.
Os trabalhos de organização da documentação histórica na região representam uma significativa contribuição também para o aprimoramento na formação de professores e pesquisadores de História e áreas afins, propiciando-lhes, a oportunidade de renovação da prática pedagógica em sala de aula - o que encerra o verdadeiro sentido da democratização do saber.
Com este projeto, procurou-se garantir e dinamizar o acesso do público à investigação, permitindo uma leitura mais precisa do bem cultural, com seus valores estéticos e informativos, consolidando, assim, uma consciência mais ampla do significado do nosso patrimônio histórico, artístico e cultural.

 


Última atualização: 30/06/2023