Município de Prados

 

______________________________________________________________________________________

 

Município de São João Del Rei

 

ASAENFA

          Está associação está em destaque pelas ruas do centro de São João Del Rei, com as tradicionais barraquinhas todo final de semana está sendo realizada uma feira de comercialização e atividades culturais. Com cerca de 50 membros a ASAENFA está caminhando a passos largos para um futuro promissor, venha conferir e conhecer nosso trabalho. 

Eleita a diretoria

 

 

 

 

Secretaria de Agricultura Familiar de São João Del Rei e ITCP/UFSJ

 

 

 

ASCAS - Associação dos Catatores de Material Reciclável

 

 

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de São João del Rei-ASCAS, localizada na Rua Prefeito Lourival Gonçalves de Andrade s/nº Sítio Água Limpa, Bairro Vila Santa Terezinha, (próximo a Avenida Santos Dumont). A partir dos esforços entre alunos e professores da UFSJ com os catadores já existentes na cidade foi criada a ASCAS com base na Economia Solidária afim de garantir aos associados melhores condições de trabalho e inserção na sociedade, ao mesmo tempo em que desempenham um importante papel na redução do impacto ambiental. Hoje a ASCAS conta com 13 associados que realizam a coleta e separação de materiais para enviar a reciclagem que atingem em média 32 toneladas ao mês.

   

 

 

 

Este link abaixo, é um vídeo sobre a inauguração do novo galpão que a associação recebeu da Prefeitura Municipal de São João Del Rei: 

https://www.youtube.com/watch?v=dIBJdpGltkA

 

 

 

Município de Coronel Xavier Chaves

 

 

Grupo Cerdas Ecológicas 

 

 

UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei

Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves

ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

 

Já viu e ouviu alguma notícia sobre vassouras feitas de garrafas pet? Não?

O projeto Cerdas Ecológicas realizado no município de Coroas, incubado pela ITCP/UFSJ conta com uma fábrica equipada para a produção de vassouras pet. Estas vassouras estão se tornando uma forma ecológica de limpar as casas e as ruas de nossas cidades. Diversas pessoas em todo o Brasil estão voltando seus olhares e optando por utilizar vassouras pet que apresentam melhores funcionalidades comparadas com outros tipos de vassouras chegando a durar 4 vezes mais do que as vassouras feitas de piaçava. 

  

 

 

 

 

Seja consciente e faça diferente !!!

 

 

 

Grupo Linhas Solidárias

 

                O grupo de costura Linhas Solidárias é outro projeto incubado em parceria com a Prefeitura de Coronel Xavier Chaves. Este grupo reuniu em torno de 10 costureiras que receberam um primeiro curso de profissionalização em corte e costura e agora terão outro curso de capacitação mais voltado para as máquinas que elas estão trabalhando. Já foram traçados vários objetivos dentro do grupo, que se mostra unido e forte para continuar seu processo de evolução. O trabalho continua...