Análise de Vibração

 

A técnica consiste na identificação de falhas em componentes móveis de um equipamento através da taxa de variação das forças dinâmicas geradas, que afetam a vibração característica do mesmo.

Através da técnica padronizada, é possível diagnosticar potenciais falhas na máquina sem necessidade de parada da produção.


Lubrificação

 

Essa área inclui técnicas que permitem realizar experimentos laboratoriais de simples execução e vasta gama de resultados relacionados a óleos e graxas industriais.

Podem ser identificadas tanto substâncias ou condições contaminantes, quanto indicações de tipos de falha características dos componentes de uma máquina.


Extensometria

 

A extensometria é o estudo das tensões que atuam em uma estrutura através da utilização de sensores, chamadosextensômetro que detectam as deformações que um material ou uma estrutura metálica sofrem ao serem submetidos a uma ou várias cargas de intensidades e dimensões distintas.


Termografia

 

A análise termográfica é uma técnica de diagnóstico baseado em um ensaio não destrutivo (END), que utiliza câmeras e sensores infravermelhos para medição de temperatura e distribuição de calor, com o objetivo de detectar problemas em sua fase inicial e precisamente no local afetado.

Ela pode ser aplicada em:
 

  • Instalações elétricas;

  • Equipamentos mecânicos;

  • Sistemas de refrigeração/aquecimento;

  • Infiltrações;

  • Isolamento térmico.


Inteligência Artificial

 

A inteligência artificial é uma das ferramentas da indústria 4.0, que permite a criação de sistemas de monitoramento inteligente com acesso online e de maneira remota. Ela auxilia a tomada de decisões por meio de dados e programação da manutenção.

Com ela é possível realizar uma análise preditiva e comparação dos atuais parâmetros do equipamento ou máquina, quando comparados a um de bom funcionamento, a partir dos dados já coletados pelas empresas. 


Projetos

 

A área de projetos ocupa uma função muito mais de preparação do que na produção em si. É um papel que antecede a execução, mas que garante todos os recursos necessários para que ela aconteça, antecipando, inclusive, as variáveis que envolvem manutenção e correções.

No Gep_LASID essa área tem foco em desenvolvimento de produtos que possam suprindo demandas conhecidas e aprimorando processos. 


Ultrassonografia

 

O ruído ultrassônico é aquele que ultrapassa a barreira do som, a elevadas frequências (Superior a 20000 Hz), e portanto é inaudível ao ser humano.

Nessa técnica, usa-se a instrumentação necessária à detecção de ruídos ultrassônicos na inspeção de componentes mecânicos, ou detecção de vazamentos em linhas de ar comprido.

 


ANÁLISE DO ESCOAMENTO DO ÓLEO BASE DE UMA GRAXA MINERAL EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE CONTAMINAÇÃO


AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO MILITEC-1 NO ESCOAMENTO DO ÓLEO BASE DE UMA GRAXA MINERAL


ESTUDO DO COMPORTAMENTO VIBRACIONAL DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR CENTELHA


IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREDITIVA PARA DIMINUIR O CUSTO EM MANUTENÇÃO E AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS EQUIPAMENTOS 


ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LÓGICA FUZZY E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA DETECÇÃO DE FALHAS DE LUBRIFICAÇÃO


INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS - CASOS DE SUCESSO


MONITORAMENTO DE ROLAMENTOS SUBMETIDOS A DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUBRIFICAÇÃO POR LÓGICA FUZZY


DIAGNÓSTICO DE FALHAS MECÂNICAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM MOTORES ALIMENTADOS POR INVERSORES DE FREQUÊNCIA


ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE DECOMPOSIÇÃO EM WAVELETS E DETECÇÃO DE ENVELOPE PARA DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM ROLAMENTOS 


METODOLOGIA GLOBAL DE BALANCEAMENTO APLICADA A MÁQUINAS ROTATIVAS


DETECÇÃO DE FALHAS EM BOMBAS CENTRÍFUGAS


DIAGNÓSTICOS DE FALHAS EM MÁQUINAS ROTATIVAS ATRAVÉS DA TRANSFORMADA DE WAVELET PACKET


ANÁLISE DO FENÔMENO DE CAVITAÇÃO EM BOMBAS HIDRÁULICAS E SUA IDENTIFICAÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE VIBRAÇÃO


ACOMPANHAMENTO PREDITIVO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE TERMOMÉTRICA


TERMOMETRIA NA MANUTENÇÃO PREDITIVA


UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS PREDITIVAS PARA DETECÇÃO DE CURTO-CIRCUITO INICIAL ENTRE ESPIRAS DO ENROLAMENTO DO ESTATOR


IMPORTÂNCIA E VIABILIDADE DA ANÁLISE DE GRAXA PARA AUMENTO DA DISPONIBILIDADE E CONFIABILIDADE DOS EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS