Discente com vínculo ativo Coordenação de curso Docente Discente matriculado ou egresso da pós-graduação Discente egresso Visitantes

Mobilidade estudantil em instituições nacionais de ensino superior Mobilidade estudantil em instituições internacionais de ensino superior

QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA DISCENTES DA UFSJ INTERESSADOS EM CURSAR EM OUTRAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES)?
 
“Para que o discente se candidate ao programa, deve ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade”.
 
Antes de preencher o formulário próprio do programa na UFSJ, deverá entrar em contato na instituição interessada e verificar quais disciplinas serão oferecidas, os documentos necessários para participação no programa e os prazos estabelecidos pela instituição. Satisfeitos os quesitos, os próximos passos são os seguintes:
 
► Preencher formulário de inscrição no Programa de Mobilidade Estudantil/ANDIFES.
 
► Ementa (s) e programa (s) da (s) disciplina (s) pleiteada (s).
 
► Histórico escolar atualizado.
 
► Cópia do RG, CPF, Título Eleitoral Certidão de Quitação Eleitoral, Comprovante de regularidade Militar.
 
►  Comprovante de residência.
 

QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA DISCENTES DE OUTRAS IFES INSTERESSADOS EM CURSAR NA UFSJ?
 
Os discentes regularmente matriculados em qualquer IFES conveniadas interessados em participar do Programa de Mobilidade acadêmica na UFSJ, deverão procurar as informações iniciais junto às Instituições Federais de Ensino Superior de origem. Atendidas as exigências do Programa, a Instituição de origem deverá encaminhar a DICON, dentro dos prazos máximos estabelecidos conforme convênio 31/05 e 31/10 abaixo, os seguintes documentos:
 
► Formulário de Mobilidade Acadêmica , devidamente preenchido  pelo estudante.
 
► Cópia do RG, CPF, Título Eleitoral Certidão de Quitação Eleitoral, Comprovante de regularidade Militar.
 
► Carta de Apresentação.
 
► Histórico Escolar, devidamente assinado pela Instituição remetente.
 
Após o recebimento pela DICON, esta formaliza processo e o encaminha à coordenação do curso para análise. Em caso positivo, a DICON emite carta de aceitação para a Instituição remetente e, ao final da mobilidade, histórico escolar com os resultados obtidos.


Última atualização: 26/12/2023