EXTRAPOLAÇÃO DE CARGA HORÁRIA E LIBERAÇÃO (QUEBRA) DE PRÉ-REQUISITO



Esses procedimentos, que interferem na Inscrição em Unidades Curriculares, têm que ser solicitados na Coordenadoria de Curso do discente, verificando-se os prazos estabelecidos.

Na Resolução CONEP 024/2014 consta que:

Art. 10. O limite máximo de carga horária semestral é definido previamente pelo Colegiado de Curso e os pré-requisitos para inscrição em UCs são os previstos no PPC, sendo possível extrapolação de carga horária e/ou liberação de pré-requisitos em casos excepcionais, desde que aprovados pelo Colegiado do Curso. 

 § 1º No caso de inscrição com carga horária menor do que a média semestral necessária para integralização do curso no prazo máximo estabelecido no PPC, o discente será informado no momento da inscrição no CONTAC. 
 
 § 2º Para UCs oferecidas na Inscrição Periódica, cabe ao coordenador de curso efetuar no CONTAC, até o último dia da Segunda Etapa da Inscrição Periódica, todos os procedimentos de registro de liberação de pré-requisitos e de extrapolação de limite máximo de carga horária solicitados pelos discentes do curso do qual é coordenador. 
 
ATENÇÃO:
  • o disposto no § 1º não implica penalização, nem necessita que seja tomada alguma providência, mas é um alerta para o aluno, pois pode acarretar demora para integralização do curso, lembrando que há um tempo máximo para o aluno concluir seu curso.