NOTÍCIAS DECAC

 

AGOSTO DE 2023

• A Prof. Luciana Walther será editora convidada de um special issue sobre a relação entre menopausa e consumo no Journal of Marketing Management. Para acessar a chamada de trabalhos, clique em:   https://www.jmmnews.com/menopause/

JUNHO de 2023

• No dia 24 de junho de 2023, de 10h a 12h30min (horário de Paris), a Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther participará da mesa-redonda Arte/Marketing na NEOMA Business School, em Paris, França. Entre os debatedores, estará a renomada socióloga norte-americana Patricia Leavy, autora de vários livros sobre pesquisa qualitativa em ciências sociais, Pesquisa Baseada em Arte (PBA), e ficção como prática de pesquisa. Para assistir remotamente, clique no link: https://neoma-bs.zoom.us/j/87699167759?pwd-RTBXRIFXTI|5UONSUUR2RW/pEVWVwZz09

• De 27 a 30 de junho de 2023, a Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther participará, em Lund, na Suécia, do congresso Consumer Culture Theory, para o qual foi líder de tema e parecerista. Este ano, ela apresentará dois trabalhos artísticos: a instalação-performática "Carnivals, Picaras and Heroines", criada em coautoria com o Prof. Pablo Luiz Martins (DECAC/UFSJ) e que foi contemplada pelo Edital de Criação e Circulação Artística da PROEX, e a fotocolagem "A Portrait of the Artist as an Ex-Voto", resultante de sua pesquisa sobre a Oficina de Agosto enquanto empreendimento social. Ela também coordenará uma mesa-redonda sobre Pesquisa Baseada em Arte (PBA), composta por pesquisadores e artistas das mais variadas nacionalidades. Além disso, a professora apresentará os resultados preliminares de sua pesquisa sobre menopausa e consumo na sessão especial "Marketing Age, Gender and Sexuality: A Critical Examination of Mediated Representation of Ageing Female Sexuality".

MARÇO de 2023

•  Participação da Profa. Elizete Antunes Teixeira na webinar do 1º Prêmio BID-SBFin, que foi realizado no dia 31 de março, às 15h. O evento tratou das apresentações dos artigos vencedores da premiação que teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre financiamento e desenvolvimento sustentável. O meu artigo foi premiado e publicado na Revista Brasileira de Finanças - edição especial com os artigos finalistas do 1º PRÊMIO BID-SBFin. São propostas inovadoras e aplicáveis em finanças sustentáveis que prometem movimentar o mercado e inspirar novas ideias . Título do artigo:The legal issue in the securitization of tokenization of the green rural product certificates and carbon credits.  Segue o link para a divulgação: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbfin/index>.

 

DEZEMBRO de 2022

• A Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther teve seu projeto "Carnavais, Malandras e Heroínas" aprovado no Edital de Criação e Circulação Artística da PROEX. Participam da equipe do projeto: o Prof. Pablo Luiz Martins (DECAC/UFSJ), o Prof. Carlos Eduardo Félix da Costa (PUC-Rio), o Prof. Francisco Alessandri (Mestre pelo PIPAUS/UFSJ e professor na UEMG), e Carlos Henrique Chaves da Silva (Mestre pelo PIPAUS/UFSJ).

• Ao longo do ano de 2022, a Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther atuou como parecerista do periódico Consumption, Markets & Culture; do congresso GENMAC - Gender, Marketing and Consumers; e do congresso CCT - Consumer Culture Theory.

 

NOVEMBRO de 2022

• A Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther participou da mesa-redonda "Mesmo o Silêncio Gera Mal-Entedidos: Um Bate-Papo Queer e Interseccional", no Festival Artes Vertentes em Tiradentes. Também compuseram a mesa a deputada federal Duda Salabert e o escritor Ricardo Domeneck. 

 

SETEMBRO de 2022

• Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther publicou um conto no periódico científico Journal of Customer Research, com o título "Carnivals, Picaras and Heroines: Transtextuality in Readable Radical Research". O conto é uma iniciativa de ficção como prática de pesquisa e aborda temas sociais de gênero. Para ler o conto, clique no link: https://www.lucianawalther.com/wp-content/uploads/2023/05/WALTHER-Carnivals-Picaras-and-Heroines-JCB-2022-sem-capa.pdf

 

AGOSTO de 2022

• Entrou em pré-venda o livro publicado internacionalmente pela editora Routledge "Art-Based Research in the Context of a Global Pandemic", contendo um capítulo de autoria da Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther (DECAC/UFSJ) e do Prof. Carlos Eduardo Félix da Costa (PUC-Rio), com o título "Wandering with Wonder: From Social Practices to Artistic Practices and Back". Mais informações em: https://www.amazon.com/Art-Based-Research-Pandemic-Routledge-Advances-ebook/dp/B0B9ZB8FJZ/ref=sr_1_1?crid=39OKR9VUC2IKX&keywords=art-based+research+in+the+context+of+a+global+pandemic&qid=1661362594&sprefix=art-based+research+in+the+context+of+a+global+pandemi%2Caps%2C214&sr=8-1

• A Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther foi convidada para ser líder do tema "Arts and Photography" no congresso CCT - Consumer Culture Theory de 2023, a ser realizado pela Lund University, na Suécia.

 

JULHO de 2022

• A Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther participou do Congresso  CCT - Consumer Culture Theory, organizado pela Oregon State University, em Corvallis nos EUA, no período de 7 a 9 de julho de 2022, apresentando três trabalhos científico-artísticos oriundos do projeto de pesquisa e extensão "Autorretratos de Agosto", coordenado por ela no âmbito da UFSJ, em parceria com a PUC-Rio e a Memorial University of Newfoundland no Canadá. 

 

JUNHO/2022

• No dia 07/06/2022 o Prof. Gustavo de Melo Silva, participara, do Iº Colóquio Brasileiro de Sociologia Organizacional que ocorrerá, presencialmente, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com a participação de vários pesquisadores brasileiros. Durante este Colóquio serão apresentados resultados de suas pesquisas desenvolvidas nos últimos 10 anos.

• A Profa. Caroline Mirião Fontes Martins participará nos dias 01 e 03/06/2022 participarei do concurso para Prof. efetivo do CEFET MG em Belo Horizonte, conforme Edital no. 34/2022.

 

MAIO/2022

• A Prof. Luciana Castello da Costa Leme Walther participou do Congresso GENMAC Gender, Markets and Consumers, organizado pela Stockholm University e pela Stockholm School of Economics, em Estocolmo na Suécia, no período de 15 a 17 de maio de 2022.

 

FEVEREIRO/2022

• Profª.  Dr.ª Luciana Walther publicou artigo no periódico científico Marketing Theory, considerado A1 pela UFSJ (https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/prope/Novo%20Qualis%20Capes%202019.pdf), com o título "Crossing Wires: Short-Circuiting Marketing Theory".

O artigo pode ser acessado em https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/14705931221074722.

 

DEZEMBRO/2021

• O Prof. Dr Pablo Luiz Martins, (DECAC/UFSJ), recebeu menção honrosa pelo seu artigo desenvolvido em conjunto com seus alunos intitulado: "Licitações Em Tempo De Pandemia: Um Estudo Sobre o Comportamento dos Processos Licitatórios da Prefeitura Municipal De Belo Horizonte/MG no XVIII - SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, evento realizado pela Associação Educacional Dom Bosco, se consolidando como evento na área de Gestão e Tecnologia, realizado de forma remota no período 01 a 02 de dezembro de 2021. Tal  trabalho também recebeu convite para participar de uma edição especial da Revista Valore.

• A Profª. Drª. Luciana Walther teve um artigo aprovado no periódico científico internacional Sustainability, considerado A1 pela UFSJ(https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/prope/Novo%20Qualis%20Capes%202019.pdf), com o título "The Renewal of Arts, Lives, and a Community through Social Enterprise: The Case of Oficina de Agosto".

O artigo pode ser acessado em https://www.mdpi.com/2071-1050/14/1/125/htm.

• A Profª. Drª.  Luciana Walther está selecionando discentes da UFSJ para integrarem, como bolsistas de artes, a equipe do projeto de pesquisa e extensão “Autorretratos de Agosto: A Identidade do Artífice Reciclada pela Produção Íntima em um Empreendimento Social”. O prazo vai até 01 de dezembro de 2021. Leia aqui as instruções para candidatura: https://www.lucianawalther.com/wp-content/uploads/2021/11/processo-seletivo-para-bolsa-de-artes-Prof-Luciana-Walther.pdf

 

• Prezado(a)s,

A Coordenadoria do Curso de Administração convida todos(as) os professores do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis para o evento Oficina Ilha Criativa, que irá ocorrer dia 01 de dezembro de forma remota via plataforma ZOOM, no horário das 10 às 12 horas.

A Oficina Ilha Criativa é uma oficina de introdução a abordagem educacional da Aprendizagem Criativa desenvolvida pela equipe do professor Mitcel Resnick no Laboratório Lifelong Kindergarten  no MIT (EUA). Esta oficina foi desenhada de modo a dar uma visão de como conteúdos, habilidades e atitudes podem ser trabalhadas dentro de um contexto diferenciado de aprendizagem. Para a graduação, a aprendizagem criativa é uma forma de se implementar o aprendizado baseado em competências, tornando o aprendizado mais atrativo para os alunos.

Para participar é só realizar sua inscrição gratuita no link:  https://bit.ly/30MWqma

Logo após a inscrição, será enviado via e-mal do participante o link para acesso a sala virtual no dia 01 de dezembro as 10 horas.

 

NOVEMBRO/ 2021

• A Profª. Drª. Luciana Walther teve um artigo aprovado no periódico científico internacional Journal of Customer Behaviour, com o título "Carnivals, Picaras and Heroines: Transtextuality in Readable Radical Research", a ser publicado em 2022.

Fórum de Educação Ambiental.

Acontece dia 17/11/2021 um encontro virtual entre pesquisadores do Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade – CEGAS e gestores de escolas de ensino médio e fundamental de municípios que participam do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS). O objetivo central é a articulação para a criação de uma rede de professores que atuam no ensino de educação ambiental. O encontro é uma realização do CIGEDAS e do projeto de extensão: OBSERVATÓRIO DE GESTÃO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. A coordenação é dos professores Caroline Miriã Fontes Martins (DECAC-UFSJ), Sálvio de Macedo Silva (DECAC) e Ricardo Pereira Sepini (DCNAT).

Visita técnica empresa AKAFLOOR INDUSTRIAL.

Um grupo de professores do Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade – CEGAS visitou as instalações da Akafloor Industrial Ltda, uma empresa que produz piso pronto de madeira para exportação. A visita que ocorreu dia 11/11/2021 teve como objetivo conhecer os processos produtivos, discutir a interação escola-empresa visando criar condições para o processo de creditação em extensão (resolução 008/2021 CONEP) e conhecer o projeto de extensão UNIDADES DEMONSTRATIVAS DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL. Os professores Caroline Miriã Fontes Martins (DECAC-UFSJ), Geraldo Magela Jardim Barra (DECAC-UFSJ), Paula Karina Salume (DECAC-UFSJ), Luiz Gustavo Monteiro Guimarães (DCTEF-UFSJ) e Sálvio de Macedo (DECAC-UFSJ) foram recebidos pelos diretores Sâmia Rossin de Souza e Conrado Rossin de Souza. 

• A Profª. Drª Elizete Antunes Teixeira (DECAC/UFSJ), teve seu artigo intitulado: “Financial Feasibility Analysis for Rose Cultivation by Integrated Production System” aprovado e apresentado no Congresso Internacional - 10th WACP: "A Resilent and Sustainable Word: Contributions of Cleaner Production, Circular Economy, and Eco Innovation" realizado de forma remota nos dias 10 e 11 de novembro de 2021.

• A Profa. Daniela Martins Diniz publicou, recentemente, dois artigos em periódico, disponíveis no link:

1) A percepção de jovens da Geração Z sobre o trabalho com tecnologia em Startups: 

Link: https://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/1624

2) Entre a liderança espiritual e a liderança servidora: a presença da espiritualidade nas ações de experientes CEOs

Link: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/view/1035896

• O Prof. André Luis Bertassi participará como palestrante da “JORNADA DE ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS” organizada pela EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba, o evento ocorrerá no dia 12/11/2021  e abordará o tema “Vivências Profissionais”, com foco na contribuição do saudoso Prof. Clóvis Luís Padoveze em sua formação profissional.

O Evento é aberto ao público, e poderão participar pelo link: https://www.fumep.edu.br/post/jornada-de-estudos-adm-contabeis

• A Profª. Drª. Luciana Walther teve um artigo aprovado no periódico científico internacional Marketing Theory, considerado A1 pela UFSJ (https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/prope/Novo%20Qualis%20Capes%202019.pdf), com o título "Crossing Wires: Short-Circuiting the Hierarchies of Sexual Knowledge".

OUTUBRO/2021

Os Profs. Dr Pablo Luiz Martins, Drª Franciane de Oliveira Alvarenga, Drª Vania Aparecida Rezende, Dr. Fabrício Molica De Mendonça, Drª Denise Carneiro Dos Reis Bernardo e Drª Elizete Antunes Teixeira Nogueira (DECAC/UFSJ), tiveram trabalhos aprovados para apresentação no XVIII - SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, evento realizado pela Associação Educacional Dom Bosco, se consolidando como evento na área de Gestão e Tecnologia, a ser realizado de forma remota no período 01 a 02 de dezembro de 2021. Maiores informações em: https://www.aedb.br/seget/index.html

Entrou em pré-venda na Amazon o livro "The Routledge Companion to Marketing and Feminism (Routledge Companions in Business, Management and Marketing)", contendo um capítulo de autoria da Profª. Drª. Luciana Walther. O livro foi organizado pelas Profªs. Drªs. Pauline Maclaran, Lorna Stevens e Olga Kravets, e será publicado internacionalmente em fevereiro de 2022. 

https://www.amazon.co.uk/dp/0367477572/ref=cm_sw_em_r_mt_imm_awdb_0RCM9NH2YD2AFDKFE3ZC?fbclid=IwAR2u8KQ0ih-ZeRXHM5ebPOwU5rtKghXn-9t6FG_7J5phmABfnC4paBX8v8k

SETEMBRO/2021

A Profª. Drª Luciana Walther (DECAC/UFSJ) e o Prof. Dr. Carlos Eduardo Félix da Costa (DAD/PUC-Rio) escreveram um capítulo para o livro "Art-Based Research in the Context of a Global Pandemic", organizado pelas Profªs, Drªs. Usva Seregina e Astrid Van Den Bossche, a ser publicado internacionalmente pela Editora Routledge em setembro de 2022.

A Profª. Drª Luciana Walther (DECAC/UFSJ) e o Prof. Dr. Carlos Eduardo Félix da Costa (DAD/PUC-Rio) estão escrevendo um capítulo para o livro "Métodos Qualitativos nos Estudos de Marketing", organizado pela Profª. Drª. Georgiana Batinga (UTFPR) e pelo Prof. Dr. Marcelo Rezende (PUC-Minas). O livro tem previsão de publicação para o primeiro semestre de 2022, pela Editora PUC-Minas.

AGOSTO/2021

A Profª. Drª Vania Rezende (DECAC/UFSJ), foi convidada especial de um debate sobre Democracia deliberativa e processos decisórios, tema de um dos episódios do Geekonomics Podcast do mês de julho, ancorado por Anderson Mattozinhos Quintilliano Campomori e Rafael Jordão, coube a professa a apresentação da ampliação das políticas públicas, como uma área de conhecimento dentro da Administração Pública.

JUNHO/2021

Os Profs. Dr Pablo Luiz Martins e a professora aposentada Drª Maria do Carmo Santos Neta, tiveram um artigo aprovado na revista Humanidades & Inovação considerado A2 pela UFSJ (https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/prope/Novo%20Qualis%20Capes%202019.pdf), com o título "A (DES)motivação do servidor publico, frente as mudanças de Gestão Administrativas”.

JUNHO/2021

A Profª. Drª. Luciana Walther participou do IV Encontro Cultura e Consumo Brasil, organizado pela FGV-EASP em maio de 2021, integrando a mesa redonda "Desafios para a Construção de Teoria em um Contexto Acadêmico Emergente".

2020

A Profª. Drª. Luciana Walther foi eleita representante da América Latina no conselho do Consumer Culture Theory Consortium para o período 2020-2023. O termo Consumer Culture Theory (CCT) se refere aos estudos culturais do consumo de abordagem interpretativa, realizados em escolas de negócios internacionais e brasileiras, e pode ser definido como uma família de perspectivas teóricas que tratam das relações dinâmicas entre as ações dos consumidores, o mercado e os significados culturais. Seu objetivo é gerar teorias para o melhor entendimento do consumidor em sociedade e no mercado. 

https://www.cctweb.org/

A partir de 2020, a Profª. Drª. Luciana Walther passou a integrar a equipe do LINDA - Laboratório Interdisciplinar em Natureza, Design e Arte, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Félix da Costa, na PUC-Rio, onde realiza projetos de pesquisa e extensão em sustentabilidade. 

http://linda.dad.puc-rio.br/

Em novembro de 2020, a Profª. Drª. Luciana Walther participou do podcast "A Ponte", organizado pelo Prof. Dr. Benjamin Rosenthal (FGV-EAESP) e pela Profª. Msc. Adriana Arcuri (BSB). O objetivo do podcast é fazer a ponte entre pesquisa acadêmica e prática empresarial. https://open.spotify.com/episode/5UOfBgntgZHwzwffY0rfvF?si=QG2BJgXSTvWJzBZcP_Ep1A&nd=1

Em 2020 e 2021, a Profª. Drª. Luciana Walther foi parecerista convidada pelas seguintes publicações e eventos científicos: Revista de Administração de Empresas; SEMEAD Seminários em Administração FEA-USP; Conference on Gender, Marketing and Consumer Behavior ACR/GENMAC; Annual Conference of the Macromarketing Society; Art-Based Research in the Context of a Global Pandemic.


Última atualização: 21/08/2023