Campus Sete Lagoas - CSL
 
 
 
O campus da Universidade Federal de São João del-Rei em Sete Lagoas foi criado em 2009 para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico dos municípios desta região, que possui entre as principais atividades econômicas a agropecuária e indústrias do setor de metalurgia e de alimentos.
 
O Campus Sete Lagoas da UFSJ está inserida em uma região que apresenta na atualidade forte desenvolvimento tecnológico, contando com mais de 500.000 habitantes em 38 municípios sob sua área de influência. A inserção do campus no contexto regional é estratégica, prevendo atuação nas diferentes áreas das ciências agrárias e da tecnologia de alimentos, com base em uma formação teórica e prática, aliada à pesquisa científica, extensão e cooperações com outras instituições de ensino e pesquisa.
 
A localização do campus está em área cedida em comodato pelo Centro Nacional de Pesquisa em Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA. Deve-se ressaltar que esse Centro de Pesquisa da EMBRAPA foi um dos mais importantes articuladores da instalação dessa unidade da UFSJ em Sete Lagoas, estando vizinha ao Centro de Pesquisa.
 
A parceria da Embrapa com a UFSJ relaciona-se com os programas de graduação, pós-graduação e projetos de pesquisa e extensão. No caso da graduação, os alunos da UFSJ têm a possibilidade de participar de projetos desenvolvidos dentro da EMBRAPA, através de projetos de iniciação científica e estágios.
 
A EPAMIG de Sete Lagoas e a EMATER-MG são exemplos de parcerias estabelecidas com o propósito de fortalecer as ações da universidade e dessas instituições na região, buscando estabelecer vínculos com as comunidades locais, bem como proporcionar a troca de conhecimento entre os profissionais das instituições envolvidas. Atualmente, há parcerias entre professores da UFSJ e EPAMIG no desenvolvimento de projetos científicos e entre professores da UFSJ e EMATER de Sete Lagoas em projetos de extensão, beneficiando direta e indiretamente alunos, produtores e residentes locais.

Última atualização: 15/08/2020