Currículo 2023

 

A matriz curricular do curso de Engenharia Mecânica é dividida entre conteúdos obrigatórios básico, profissionalizante e específico, conteúdos optativos, atividades complementares, formação em extensão, estágio supervisionado e projeto final de curso. A matriz curricular, com sua carga horária, pode ser vista na tabela abaixo.

 

  

 
Os núcleos de conteúdos e atividades estão descritos abaixo:
 
Núcleo de Conteúdos Básicos: Formado por disciplinas que tem por finalidade formar a base de conhecimento do aluno, oferecendo conteúdos de forma teórica e prática.
 
Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes: Formado por unidades curriculares que oferecem ao aluno conteúdos básicos para a formação do profissional de Engenharia Mecânica.

Núcleo de Conteúdos Específicos: Formado por unidades curriculares que tratam dos conhecimentos científicos e tecnológicos e instrumentais, necessários para o fortalecimento das competências e habilidades do engenheiro mecânico.

Núcleo de Conteúdos Optativos: As unidades curriculares optativas em Engenharia Mecânica serão oferecidas semestralmente na forma de formação geral de livre escolha do aluno conforme distribuição em períodos da formação discente. O curso exige a realização de 420 horas de atividades optativas, sendo elas oferecidas no 8°, 9° e 10° períodos. As unidades curriculares optativas podem ter carga horária de 30 ou 60 horas, sendo de responsabilidade do aluno realizar o mínimo para sua formação.

Estágio Supervisionado: O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo; visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O curso exige obrigatoriamente a realização de no mínimo 160 horas de está-gio supervisionado.

Projeto Final de Curso: O Projeto Final de Curso (PFC) tem por objetivo possibilitar ao graduando a aplicação dos conhecimentos relacionados à Engenharia Mecânica, permitindo que este realize a síntese e integração de conhecimentos na área. O curso possui unidades curriculares específicas, ministradas no 9º e 10º semestres, intituladas Projeto Final de Curso 1 e Projeto Final de Curso 2, com o objetivo de buscar a síntese e a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como possibilitar a aplicação de conceitos e metodologias exigidas para o desenvolvimento de um projeto de engenharia mecânica.

Atividades Complementares: As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios para integralização do curso que possibilitem, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências nas diversas áreas do conhecimento, inclusive nas áreas transversais do curso como recursos humanos, ética, direitos humanos e relações étnico-raciais.
Nesse sentido, tais atividades podem incluir a participação do discente, dentro ou fora do ambiente acadêmico, em iniciação científica, equipes de competição, Programa de Educação Tutorial (PET), empresa Jr., monitoria, publicações científicas, participação em eventos, estágio extracurricular, visita técnica, atividade voluntária, entre outras, conforme decisão do Colegiado do curso. As Atividades Complementares devem ser desenvolvidas no decorrer do curso e devem ser planejadas pelo discente de forma a atingir um total de 135 horas.

Formação em Extensão: A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Uni-versidade e outros setores da sociedade. O curso de Engenharia Mecânica exige a realização de no mínimo 375 horas em formação em extensão.
 
 
 
A estrutura curricular é dividida em 10 períodos que abrangem todos os conteúdos, estando divididos conforme a progresso do discente e sua constante formação para um profissional qualificado. As tabelas abaixo mostram essa divisão com cada Unidade Curricular, carga horária, pré-requisitos e núcleo didático.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O fluxograma do curso pode ser visto abaixo:
 
  
 

 

Para maiores informações sobre o curso de Engenharia Mecânica e seu funcionamento, verifique as abas específicas do site:

Projeto Pedagógico

Estágio Supervisionado

Projeto Final de Curso

Atividades Complementares

Formação em Extensão

 

 

 


Currículo 2009

 

O curso está estruturado da seguinte maneira:

• Núcleo de Conteúdos Básicos:

Formado por disciplinas que tem por finalidade formar a base de conhecimento do aluno, oferecendo conteúdos de forma teórica e prática. Trata dos tópicos de metodologia científica e tecnológica, comunicação e expressão, informática, matemática, química, ciência e tecnologia dos materiais, ciências do ambiente, economia, eletricidade aplicada, mecânica dos sólidos, fenômenos de transporte e física;

• Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes:

Formado por unidades curriculares que oferecem ao aluno conteúdos básicos para a formação do profissional de Engenharia Mecânica. Trata dos tópicos de ciência dos materiais, máquinas de fluxo, métodos numéricos, sistemas mecânicos, sistemas térmicos, tecnologia mecânica e termodinâmica aplicada;

• Núcleo de Conteúdos Específicos:

Formado por unidades curriculares que tratam dos conhecimentos científicos e tecnológicos e instrumentais, necessários para o fortalecimento das competências e habilidades do engenheiro mecânico. Trata dos tópicos de vibrações mecânicas, eletrônica, automação, gestão de projetos, manutenção, gerência da qualidade, engenharia de manufatura, e demais conhecimentos que serão oferecidos na forma de tópicos especiais.

Seminários:

Para promover a integração entre algumas unidades curriculares, que antes estavam ausentes ou fragmentadas, fomentar os estudos multidisciplinares e o trabalho em equipe pelos alunos, foi criado oito seminários semestrais. Os seminários serão oferecidos, regularmente, nas duas últimas semanas do semestre letivo, e a sua prática e conteúdo aprovados previamente pelo colegiado de curso. Tornando assim, a possibilidade do conteúdo ser dinâmico e contemporâneo.

Trabalho de Síntese e Conclusão do Curso:

O curso possui unidade curricular específica, ministrada no 8º e 10º semestres, com o objetivo de buscar a síntese e a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como possibilitar a aplicação de conceitos e metodologias exigidas para o desenvolvimento de um projeto de engenharia mecânica. As unidades curriculares são regulamentadas por documento do curso e seguem as normativas institucionais para a elaboração de trabalhos científicos.

Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica:

Os Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica serão oferecidos semestralmente, na forma de um Sistema de Percursos, de livre escolha do aluno. Os Tópicos Especiais serão oferecidos pelos Departamentos da UFSJ afim com o curso de Engenharia Mecânica, ou por outras Instituições de Ensino Superior, com o propósito de explorar a estratégia da mobilidade discente, conforme regulado na UFSJ.

Atividades Complementares:

O projeto curricular proposto permite a realização de atividades complementares ao longo do curso, até o máximo de carga horária correspondente a duas unidades curriculares optativas (Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica).


Última atualização: 26/01/2023