Currículo 2023

 

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios para integralização do curso que possibilitem, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências nas diversas áreas do conhecimento, inclusive nas áreas transversais do curso como recursos humanos, ética, direitos humanos e relações étnico-raciais.


Nesse sentido, tais atividades podem incluir a participação do discente, dentro ou fora do ambiente acadêmico, em iniciação científica, equipes de competição, Programa de Educação Tutorial (PET), empresa Jr., monitoria, publicações científicas, participação em eventos, estágio extracurricular, visita técnica, atividade voluntária, entre outras, conforme decisão do Colegiado do curso.


As Atividades Complementares devem ser desenvolvidas no decorrer do curso e devem ser planejadas pelo discente de forma a atingir um total de 135 horas, sem prejuízo da frequência e do aproveitamento nas demais atividades acadêmicas.


A lista completa e carga horária das Atividades Complementares é regulamentada por Instrução Normativa própria do Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, publicada na página do curso.

 

ATENÇÃO: A carga horária de formação em extensão é obrigatória somente para os alunos que ingressaram a partir do semestre letivo de 2023/1. Os alunos que foram migrados do Currículo 2009 para o Currículo 2023 devem cumprir carga horária de 510 horas de atividades complementares para integralização do currículo, podendo elas serem em parte atividades de extensão.

 

Normas e instruções:

Instrução Normativa COMEC 03/2023 Estabelece as regras para integralização da carga horária da unidade curricular Atividades Complementares no Curso de Engenharia Mecânica Currículo 2023 da Universidade Federal de São João del-Rei.

Tabela de horas de atividades complementares

Declaração de participação em evento

Para solicitar a validação das Atividades Complementares, deve-se preencher requerimento anexando os comprovantes no formulário da aba Requerimentos.

 

 

 


 

Currículo 2009

 

O projeto curricular proposto permite a realização de atividades complementares ao longo do curso, até o máximo de carga horária correspondente a duas unidades curriculares optativas (Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica).

Valem como horas de atividades complementares quaisquer atividades extracurriculares ligadas à engenharia mecânica, desde que encaminhadas ao coordenador do curso, sob a forma de relatório devidamente documentado, dentro de prazos estabelecidos e aprovado pelo colegiado do curso.

As atividades serão apreciadas, avalizadas e posteriormente aprovadas pelo colegiado de curso, e computadas como carga horária de Tópicos especiais em Engenharia Mecânica.

 

DAS CATEGORIAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

As Atividades Complementares poderão ser desenvolvidas, no decorrer do curso, nas seguintes categorias:

I – atividades de ensino;

II – atividades de pesquisa;

III – atividades de extensão;

 

As Atividades de Ensino:

I – participação, com aprovação, em disciplinas afins, de outros cursos, não abrangidas pela matriz curricular do curso, durante o período de realização do mesmo;

II – monitoria em disciplinas do curso ou laboratório;

III – participação em grupos institucionais de trabalho e de estudo;

IV – participação em cursos de capacitação profissional na área do curso;

 

As Atividades de Pesquisa

I – participação em projeto de pesquisa;

II – publicação de trabalhos científicos, artigos e textos técnicos da área do curso ou de áreas afins, em congressos, simpósios, encontros, periódicos ou meios eletrônicos.

 

As Atividades de Extensão

I – participação em eventos relacionados com o curso e áreas afins (cursos, feiras, palestras, seminários, congressos, fóruns, simpósios, jornadas, conferências, encontros, mesas redondas, workshops, gincanas), como monitor, palestrante ou como membro de comissão organizadora;

II – participação em visitas técnicas e em viagens de estudo;

III – participação como membro do Conselho Discente do curso;

IV – apresentação de trabalhos em seminários, congressos, fóruns, simpósios, jornadas, conferências e encontros;

V – premiação na organização de eventos acadêmicos relacionados com os objetivos do curso;

VI – participação em projetos de extensão;

VII – elaboração de textos, resenhas, comentários, reflexões e resumos, entre outros, após leitura de artigos, capítulos de livros e livros;

VIII – participação em projetos de consultoria na área do curso;

IX – participação em projetos, competições, gincanas, simulações empresariais e jornadas acadêmicas relacionados com os objetivos do curso;

X – autoria e execução de projetos;

XI – participação em reuniões do órgão colegiado do respectivo curso;


Última atualização: 29/11/2023