TUTORIAL – PASSO A PASSO PARA SOLICITAR EQUIVALÊNCIA

 

Requerimento de equivalência interna e externa de Unidade(s) Curricular(es) UC’s:

 

Os pedidos de equivalência de disciplinas internas e externas à UFSJ são realizados através de requerimentos eletrônicos no sistema https://ufsj.edu.br/cofar/requerimentos_eletronicos.php, onde todos os alunos já matriculados são cadastrados automaticamente. A senha de acesso padrão, cadastrada inicialmente, é o número de CPF de cada respectivo aluno (o aluno pode alterar esta senha, caso queira).

 

 

Passo a passo:

 

Inicialmente, acesse o sistema “Minha UFSJ” através do link acima ou através do menu “Acesso Rápido” no site da Universidade (https://www.ufsj.edu.br/). Efetue o login inserindo o número de seu CPF nos dois campos preenchíveis disponíveis na tela inicial do sistema.

 

A seguir, clique na opção “Contac – Sistema de Controle Acadêmico de Graduação”. Em sequência, na aba “Consultas Acadêmicas”, clique na opção “Requerimentos Eletrônicos”.

 

Após isto, clique na opção indicada na página para cadastrar um novo requerimento (terceiro tópico das instruções disponíveis na página) e então marque a opção “Equivalência de Unidade(s) Curricular(es) / Aproveitamento de Estudo(s)” e preencha todos os dados do formulário obrigatório ao lado, ou atualize os dados ali presentes, caso necessário. Clique no botão “Continuar” no fim da página.

Quanto ao preenchimento do formulário final:

 

No campo “Origem da disciplina”, deve-se especificar o curso e a instituição em que a disciplina foi cursada.

No campo “Curso atual (UFSJ)”,deve-se especificar o curso no qual o aluno agora está matriculado.

Nos campos abaixo, deve-se explicitar o nome da(s) Unidade(s) Curricular(es) já cursada(s) e o nome da que, possivelmente, pode se equivaler a tal, respectivamente.

OBS.:Caso o seu requerimento possua mais de 5 disciplinas, NÃO É NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DE OUTRO REQUERIMENTO: As disciplinas que não couberem nos espaços destinados do formulário devem ser acrescentadas, seguindo o mesmo formato que as anteriores, no campo “Observações”. Após o preenchimento das informações, clique em “Cadastrar Requerimento” para finalizar o pedido. Para o processamento da solicitação, a coordenação do curso necessita de alguns documentos para analisar e deferir ou não a equivalência entre as disciplinas.

 

Envio dos documentos para análise pela coordenação:

 

Em seguida é necessário enviar um e-mail para a coordenação do curso (coordenacaofarmacia@ufsj.edu.br) constando no ASSUNTO: “Documentos para análise de Requerimento de Equivalência – (colocar o nome completo do aluno)” E anexados em pdf os seguintes documentos:

 

- O Requerimento que o aluno registrou no sistema “Minha UFSJ”;

 

- O Histórico escolar da instituição em que o aluno cursou as disciplinas a serem aproveitadas;

 

- Os Planos de ensino / ementas das disciplinas a serem aproveitadas (as que o aluno cursou).

 

Obs: Caso os documentos acima não tenham sido autenticados (carimbo e assinatura da instituição que o emitiu) e o aluno os tenha baixado do site da instituição em que cursou a disciplina, o aluno deverá enviar também os links onde estes arquivos estão disponíveis.

 

No corpo do e-mail o aluno deve informar também o seu número de matrícula e de celular (com DDD), caso seja necessário para esclarecimento de alguma dúvida.

 

Em caso de dúvidas estas devem ser encaminhadas para o e-mail:  coordenacaofarmacia@ufsj.edu.br


Última atualização: 08/02/2023