Confira a página do Setor de Estágios, e em especial a Resolução n. 16, de 30/06/2021, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (CONEP), sobre estágios na UFSJ. A seguir, as informações específicas da Licencatura e do Bacharelado.

 

 

 

ESTÁGIO LICENCIATURA 

Após o cumprimento da exigência para o estágio (VIDE PPC) o aluno deverá tomar conhecimento das normas que regem o estágio e entrar em contato com os supervisores (Prof. Gabriel Menezes Viana ou Prof. Ricardo Pereira Sepini). Dependendo do número de alunos/supervisor a COBIO pode intervir no intuito de equilibrar a relação aluno supervisor. 

- Onde encontro as normas que regem o estágio Licenciatura ?

Na INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2022 COBIO

- O que eu devo fazer me inscrever no estágio da Licenciatura ?

Tendo o aval do supervisor o aluno poderá solicitar a inscrição a qualquer momento na COBIO. A Cobio orienta que as inscrições sejam feitas no início do semestre após o período de terceira etapa.

-  O que é o termo de compromisso obrigatório ? Ele é o mesmo para todas as escolas ?

O termo de compromisso é um convênio celebrado entre a Unidade Concendente e a UFSJ. A assinatura do termo é obrigatória e existem modelos diferentes para Escolas Estaduais e demais estabelecimentos de ensino

- Como posso solicitar o estágio na escola ?

Para facilitar esse procesos o prof. Gabriel, com o aval do colegiado, elaborou, cartas de apresentação para cada etapa do estágio. Nos links abaixo você poderá baixar as cartas, o que falicitará seu pedido junto as escolas. 

Carta apresentação ETAPA I

Carta apresentação ETAPA II

Carta apresentação ETAPA III

 

 

ESTÁGIO BACHARELADO 

 

- Onde encontro as normas que regem o estágio do Bacharelado ?

Na IN 06/COBIO (com a Emenda n. 01). Ver também IN 13/COBIO.

 

- O que eu devo fazer para me inscrever no estágio do Bacharelado ?

Encaminhar o Formulário 01 (proposta de estágio) para reunião do Colegiado, com antecedência, acompanhado do plano de trabalho (incluindo cronograma completo), rubricado pelo supervisor em todas as páginas. 

  declaração de responsabilidade

 

 

- Posso fazer o estágio em empresas públicas e privadas ?

Sim, mesmo se a empresa não tiver convênio com a UFSJ. É necessário preencher e assinar o termo de compromisso específico - confira no site do SESTA. Também é preciso que o estágio tenha supervisor interno (professor da UFSJ) e externo (profissinal da empresa).

OBS: se a empresa desejar efetuar convênio com a UFSJ.  podemos solicitá-lo com o preenchimento de uma declaração de interesse da empresa em que conste seus dados e de seu representante legal - confira no site do SESTA.

 

Como posso agendar / marcar a banca ?

Encaminhar o Formulário 02 (marcação da defesa) para reunião do Colegiado, com antecedência.

 

Modelo de ATA DE DEFESA: 

O Presidente da Banca examinadora deverá preencher os campos em branco com os dados necessários

e, após impressão e assinatura dos membros, destiná-la à COBIO.


Última atualização: 19/03/2023