« ACESSO RÁPIDO »

ufsj.edu.br/cmedi/curso.php#sobreufsj.edu.br/cmedi/curso.php#simboloufsj.edu.br/cmedi/curso.php#infraestrutura

 

O CURSO DE MEDICINA

 

MODALIDADE: Bacharelado

TURNO: Integral

FORMA DE INGRESSO: Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação ( SISU)

                                     Processo Seletivo de Expectativas de Vagas (PEV) - Cadastro de Reserva

                                     Processos Seletivos para Reocupação de Vagas Remanescentes (PVR)

NÚMERO DE VAGAS: 20 (1º semestre) + 20 (2º semestre)

 

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO

 

MÍNIMO E PADRÃO: 6 anos (12 semestres)

MÁXIMO: 9 anos (18 semestres)

 

 Resolução CONSU Nº 037/2013, que "Aprova criação do Curso e do Departamento de Medicina em São João del-Rei (DEMED)"

 Resolução CONEP 002/2016, que "Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina do Campus Dom Bosco"

 Resolução CONEP 034/2021, que "Estabelece a tramitação, definições, princípios, graus acadêmicos, critérios e padrões para organização dos Projetos Pedagógicos de Cursos, Calendário Acadêmico e horário institucional no âmbito dos Cursos de Graduação da UFSJ"

 Constituição Federal 1988 - artigos 196 a 198 [Seção II - DA SAÚDE];

Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) que entre si celebram o Curso de Medicina do Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) e a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei em Minas Gerais para os fins que especifica

 

 
OBJETIVOS
 

O Curso de Medicina da UFSJ Campus Dom Bosco visa formar profissionais médicos com o seguinte perfil:

  • Formação crítica, humanística e reflexiva, com aprendizagem em múltiplos cenários e em diferentes níveis de complexidade, com ênfase na atenção primária à saúde;

  • Vivência aprofundada das realidades e necessidades locais e regionais de saúde, competentes tecnicamente para exercer atividades profissionais em qualquer cenário, incluindo o contexto rural e regiões remotas;

  • Capacidade de interlocução e gestão dos serviços de saúde local e regional;
  • Conhecimento científico e técnico para atuar em situações de urgência e emergência em diferentes cenários;

  • Capacitado para articular ensino, pesquisa e extensão em serviços da rede de Saúde, à luz dos princípios da universalidade, equidade e integralidade.

 

SÍMBOLO DO CURSO


 

HISTÓRIA

   O símbolo do Curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei Campus Dom Bosco foi elaborado pelo então estudante de Design Gráfico da Faculdade de Arquitetura e Comunicação da Unesp, Pedro Paulo de Carvalho, que venceu o Concurso do Símbolo organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Rita Lobato (CA-Rita) com o apoio da Coordenadoria do Curso de Medicina (CMEDI). O objetivo era criar uma identidade visual para o curso com os conceitos Humanização, Medicina, São João del-Rei e Minas Gerais.

     O Concurso do Símbolo ocorreu no período de 10 de novembro de 2015 a 10 de abril de 2016. Concorreram 9 símbolos produzidos por designers de todo o país. Na última etapa do Concurso, apenas 5 símbolos foram selecionados para uma Assembleia Geral com a participação de discentes, docentes e técnicos administrativos do Curso de Medicina da UFSJ / CDB, que elegeram por voto direto o novo símbolo do curso.

 

O SÍMBOLO

    Um abraço solidário entre médicos/professores, estudantes e pacientes é representado por um pictograma com formato humano. Sua forma é inspirada nos sinos, presentes em muitas igrejas de São João del-Rei. Medicina e São João del-Rei são representados pelo Bordão de Asclépio, simbolizando a cura. Com a junção de algumas espirais da Sequência de Fibonacci, presente na natureza e também em obras de arte, criou-se o desenho da cobra entrelaçando o bastão. Este símbolo é formado pela junção das letras S e J que remetem à cidade de São João del-Rei. O desenho contém linhas curvas, características do estilo barroco e rococó.

    Minas Gerais está presente no triângulo imaginário que se forma através do pictograma de pessoas se abraçando em solidariedade. Para representar as pessoas se abraçando foi feito um triângulo equilátero perfeito; nas bordas se desenhou os corpos. A cabeça se distancia do corpo respeitando o algoritmo matemático da proporção áurea em relação à sua medida. Foram escolhidas cores suaves e tranquilas que transmitem a confiança e a seriedade da instituição. As cores azuis e verde-piscina usadas nos desenhos passam a ideia de esperança, enquanto a cor branca no fundo representa a luz do conhecimento irradiada pela Universidade.

 

 

INFRAESTRUTURA

 

                                                                   

                                                                     Prédio (pavilhão de aulas)              Localização                      Laboratórios

 

 

O Curso de Medicina possui infraestrutura nos Departamentos de Medicina, Ciências Naturais e Psicologia.

Os docentes que ministram aulas no curso estão lotados nos Departamentos:

 

Departamento de Medicina Departamento de Ciências Naturais Departamento de Psicologia
(32)3379-5572 (32)3379-5163 (32)3379-5177
demed@ufsj.edu.br dcnat@ufsj.edu.br dpsic@ufsj.edu.br

                                                                                                                                                 


Última atualização: 06/03/2024