Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Civil da UFSJ propicia a formação do engenheiro civil, em todas as suas áreas de formação: Estruturas, Geotecnia, Construção Civil, Infraestrutura de Transportes e Hidráulica e Saneamento.

 

- Para alunos matriculados até o ano de 2022, o Projeto Pedagógico do curso válido é o PPC2018, que pode ser conferido clicando aqui.

 

- Para alunos matriculados a partir do ano de 2023, o Projeto Pedagógico do curso, é o PPC2023, pode ser conferido clicando aqui.

 

OBJETIVOS DO CURSO


O curso de Engenharia Civil da UFSJ, tendo por base os príncipios da educação nacional superior, consubstanciada na Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996), apresenta os segintes objetivos principais:

  • Formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade;
  • Formar profissionais empreendedores;
  • Formar profissionais aptos à inserção no mercado de trabalho da construção civil em geral, e da construção metálica, em particular;
  • Formar profissionais aptos à busca do auto-aprimoramento contínuo;
  • Favorecer, no estudante, o desenvolvimento de seu potencial criativo, do raciocínio e de sua visão crítica;
  • Incentivar a criação cultural, a pesquisa e a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que se vive.

 

MATRIZ CURRICULAR


O curso de Engenharia Civil da UFSJ está estruturado em regime semestral.

Acesse na íntegra a matriz curricular do curso de engenharia civil:

- Alunos matriculados até o ano de 2022: Matriz curricular 2018

- Alunos matriculados a partir do ano de 2023 : Matriz curricular 2023

 

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


A profissão do Engenheiro Civil é fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e suas competências e atribuições são definidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), definidas e regulamentadas na sua Resolução nº 1.010, de 22 de agosto de 2005.

O Engenheiro Civil projeta e planeja os mais variados tipos de obras de construção civil, analisa a viabilidade técnica e econômica das obras, viabiliza os cálculos, a especificação de materiais e a execução das obras, estuda e escolhe soluções para as obras de edificações, vias terrestres (estradas, ferrovias, aeroportos), pontes e viadutos. Esse profissional também faz engenharia para obras de infra-estrutura como barragens, drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, fundações, obras de terra e, ainda, planeja meios de transporte e tráfego urbano.

Considerando o perfil desejado para o Engenheiro Civil, o formando deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades gerais para o exercício das suas atividades profissionais:

  • Aplicar os conhecimentos tradicionais da matemática, da química e das ciências físicas, aliados às técnicas e ferramentas modernas, para o desempenho das atribuições profissionais da Engenharia Civil;
  • Projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar resultados;
  • Projetar sistemas, componentes e processos que os constituem, bem como outras atividades pertinentes de sua profissão;
  • Atuar em equipes multidisciplinares;
  • Diagnosticar e apresentar soluções aos problemas de engenharia;
  • Compreender a ética e a responsabilidade profissionais;
  • Comunicar-se efetivamente em suas diversas formas;
  • Entender o impacto das soluções da engenharia nos contextos socioeconômico e ambiental;
  • Engajar-se no processo de aprendizagem permanente.

 

PERFIL DO EGRESSO


Engenheiro Civil, em decorrência da sua formação técnico-científica, será capaz de mostrar, na sua atuação, um perfil crítico e analítico, de caráter interdisciplinar, tanto na visão científica, quanto tecnológica, administrativa e social e ambiental. Deverá levar a crer que está apto para interpretar de maneira dinâmica a realidade, e nela interferir, formulando e solucionando problemas, bem como produzindo, aprimorando, divulgando conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos. E também, em função da formação recebida, poderá embasar seus julgamentos em critérios de referenciais éticos e legais, bem como em compromissos com a cidadania. Será capaz de avaliar o impacto real da sua profissão, de buscar sempre atualização e aperfeiçoamento e de desenvolver ações estratégicas para que sua contribuição para o desenvolvimento em nível geral da sociedade seja plena.

Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES) em sua Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, o curso de graduação em Engenharia Civil deve ter como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. É dentro dessa perspectiva que se propõe a orientação formativa dos alunos do curso de Engenharia Civil da UFSJ.


Última atualização: 19/12/2023