Para solicitar equivalência interna ou externa (aproveitamento de estudos) em alguma disciplina:

Abra um requerimento eletrônico solicitando equivalência (https://ufsj.edu.br/ccivi/requerimento_eletronico.php)

No requerimento eletrônico será necessário anexar os seguintes documentos:

- plano(s) de ensino (assinado(s) e carimbado(s) pela instituição de origem OU com código de autenticação OU link da instituição na qual se encontra o plano de ensino)

- histórico escolar ou certificado de conclusão (assinado e carimbado pela instituição de origem OU com código de autenticação)

- planilha com solicitação (modelo)

Após receber toda a documentação, a coordenadoria irá enviá-la para ser apreciada pelo colegiado do curso. O colegiado analisará todas as solicitações tendo como base a RESOLUÇÃO/CONEP/UFSJ Nº011, de 25 de maio de 2022, a qual regulamenta a equivalência entre unidades curriculares e o aproveitamento de estudos nos cursos de graduação da UFSJ. Clique aqui para conhecer a referida resolução.


OBSERVAÇÃO

Conforme decisão do Colegiado do curso de Engenharia Civil, em reunião realizada no dia 27/04/2023, comunicamos a todos que:

As unidades curriculares cursadas na modalidade de ensino à distância não serão mais permitidas para fins de aproveitamento de estudos (equivalências) no curso da Engenharia Civil.

O Colegiado esclarece que foi realizada uma consulta à Procuradoria Jurídica (PROJU) na UFSJ, que emitiu um parecer informando que a decisão de aceite ou não das disciplinas cursadas à distância para aproveitamento de estudos em curso presencial ficaria a cargo dos respectivos Colegiados de curso. Dessa forma, com base no citado parecer, bem como no estipulado no §1º do art. 6º da Resolução CONEP 011/2022, que estabelece que o aproveitamento de estudos é concedido apenas entre unidades curriculares do mesmo tipo ou classificação, o Colegiado deliberou que não permitirá o aproveitamento (equivalência) de disciplinas cursadas na modalidade à distância, no curso de Engenharia Civil.

Essa decisão entra em vigor a partir do início do segundo semestre letivo regular de 2023.

A ata da 115ª reunião ordinária do curso realizada no dia 27/04/2023 está publicada na página do curso, para consulta: https://ufsj.edu.br/ccivi/atas_de_reunioes_do_colegiado.php

 


Última atualização: 25/07/2023