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Saúde e Segurança

Insalubridade e Periculosidade
 
 
1. Insalubridade
 
    Insalubridade é toda condição em que atividades ocupacionais são desenvolvidas acima dos limites de tolerância previstos em lei, tendo como parâmetros a classificação dos riscos ocupacionais. No sentido prático, um ambiente ou uma atividade insalubre é aquela que compromete a saúde do trabalhador e que o expõe à condições não favoráveis à saúde.
    Riscos Ocupacionais, para fins de insalubridade, são os agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho, capazes de produzir danos à saúde quando superados os respectivos limites de tolerância. Esses limites são fixados em razão da natureza, concentração ou intensidade do agente e tempo de exposição.
·        Riscos físicos: aqueles que compreendem, dentre outros, ruído, vibração, temperaturas extremas, pressões anormais;
·        Riscos químicos: aqueles que compreendem, dentre outros, névoas, gases e vapores (ex: monóxido de carbono, amônia, gás sulfídrico, ácido clorídrico, tolueno, xileno, etc.) e poeiras (ex: amianto, sílica livre, negro de fumo, manganês e chumbo);
·        Riscos biológicos: aqueles que compreendem, dentre outros, bactérias, fungos, protozoários e vírus.
   
PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO
01 - O servidor deverá preencher o Formulário de Descrição de Atividades Insalubres/Perigosas, a ser assinado pelo chefe imediato e pelo dirigente da Unidade Administrativa, a ser enviado ao SEAPS/DIDEP (procedimento anual).
02 – O SEAPS monta processo e o encaminha para a Comissão de Avaliação de Riscos Ambientais para emitir parecer, providenciar laudo pericial e minuta de portaria de localização a ser submetida à Reitoria.
03 – Mensalmente a chefia imediata devera informar a DIPES o quantitativo de horas/mês sujeitas ao benefício, fornecida através da Certidão de Periculosidade.
DOCUMENTAÇÃO
1. Laudo da comissão competente opinando favoravelmente à concessão
2. Portaria de localização
3. Certidão de Insalubridade
FORMULÁRIOS
1. Formulário de Descrição de Atividades Insalubres/Perigosas.Clique aqui.
2. Periculosidade 
     São periculosas as atividades ou operações, onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato permanente com substâncias inflamáveis, explosivas, ou com energia elétrica, em condição de risco acentuado.
   
PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO
01 - O servidor deverá preencher o Formulário de Descrição de Atividades Insalubres/Perigosas, a ser assinado pelo chefe imediato e pelo dirigente da Unidade Administrativa, que deverá ser encaminhado ao SEAPS/DIDEP (procedimento anual).
02 – O SEAPS/DIDEP monta processo e o encaminha para a Comissão de Avaliação de Riscos Ambientais para emitir parecer, providenciar laudo pericial e minuta de portaria de localização a ser submetida à Reitoria.
03 – Mensalmente a chefia imediata devera informar a DIPES o quantitativo de horas/mês sujeitas ao benefício, fornecida através da Certidão de Periculosidade.
DOCUMENTAÇÃO
1. Laudo da Comissão competente opinando favoravelmente à concessão
2. Portaria de localização
3. Certidão de Periculosidade
FORMULÁRIOS
1. Formulário de Descrição de Atividades Insalubres/Perigosas. Clique aqui.

Campanhas de Vacinação Voluntária
 
Programa já implantado desde 1999. Executado pelo Serviço Médico da UFSJ. Visa acompanhar as campanhas de vacinação (adulto) do Ministério da Saúde, fins de facilitar para o Servidor, evitando que ele enfrente filas ns Postos de Saúde Municipal. Garantir também, a vacina contra Gripe, gratuitamente.
 
Assistência Odontológica
 
Programa de assistência odontológica destinado aos servidores e dependentes, com profissionais de várias especialidades. Financiado em parte, pelo Tesouro Nacional. As fichas de encaminhamento ficam à disposição dos servidores, enquanto houver recurso financeiro.
 
Balcão da Saúde
 
Programa realizado anualmente. Visa manter e promover a saúde do servidor, através de exames laboratoriais, consultas médicas, palestras e oficinas, gratuitamente.
Outros Programas:
Programa de Tratamento do Tabagismo da UFSJ - Informações (32) 3379-2423
Projeto Bem Viver - Ano 2009 - Informações (32) 3379-2393
 
 
Titulares:
Maria Anália Catizane Ramos
Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
Fone: (32) 3379-2342
 
Cristiane Aparecida da Silva
Secretária da Pró-reitoria
Fone: (32) 3379-2343
Magda Valéria Silva
Diretora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
Fone: (32) 3379-2580
 
Maria Suelly Nascimento Chaves
Chefe do Setor de Apoio ao Servidor
Fone: (32) 3379-2348
Vitor Domingos dos Santos
Técnico de Segurança do Trabalho
Fone: (32) 3379-2348
 
Endereço:
Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
Universidade Federal de São João del-Rei
Praça Frei Orlando, 170 – Centro
São João del-Rei – MG
CEP 36307-352