Grupos de Pesquisa


Censo 2016: O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos foi até às 18 horas do dia 28 de outubro.

Grupos que estejam na situação "não atualizado" ou "em preenchimento" não participam do censo.

O objetivo do Censo 2016 é retratar da melhor forma possível às atividades de pesquisa das instituições participantes.


Para consultar a base corrente do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, do CNPq, acesse http://lattes.cnpq.br/web/dgp

A UFSJ conta, no momento, com 155 grupos de pesquisa certificados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, que podem ser vistos aqui (Fonte: Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; atualizado em dezembro/2016).

ATENÇÃO LÍDERES: Os Grupos de Pesquisa devem ser atulizados e enviados para o CNPq para que não saiam do status de "Certificado", constando como "Não-atualizado" ou "Em preenchimento".

O QUE É GRUPO DE PESQUISA?

Os grupos de pesquisa são núcleos de trabalho científico na UFSJ formados por pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno da execução de linhas de pesquisa segundo uma regra hierárquica fundada na experiência e na competência técnico-científica. Esse conjunto de pessoas utiliza, em comum, facilidades e instalações físicas. São organizados em torno de linhas de pesquisa que lhe conferem sua identidade própria e são enquadrados, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sempre em uma área e em uma grande área do conhecimento.

Fornecendo informações essenciais tanto para o desenvolvimento da pesquisa como para a articulação de cursos de pós-graduação, o Diretório dos Grupos de Pesquisa tem como uma das suas principais finalidades a possibilidade de ser utilizada pela comunidade científica para identificar os grupos por tema de trabalho. Por ser uma ferramenta precisa e rápida, torna-se um instrumento eficiente na troca de informações, tais como "quem é quem", "onde se encontra", "o que está fazendo" e "o que produziu recentemente".

COMO CADASTRAR UM GRUPO DE PESQUISA NO DIRETÓRIO?

A PROPE é a interface entre a UFSJ e o CNPq.

Para cadastrar o líder de grupo, é necessário que o Chefe de Departamento/Diretor de Campus envie à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ uma solicitação, para prope@ufsj.edu.br, informando o nome do grupo a ser criado, o nome completo do líder e seu endereço eletrônico.

Os líderes, depois de cadastrados pelo Dirigente (PROPE), passam a ter acesso ao site de líderes de grupo (no endereço http://lattes.cnpq.br/web/dgp), clicando em “Acessar o Diretório”, onde está disponível o formulário on line, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade. A senha de acesso solicitada pelo sistema é a senha do Lattes do líder.

Cumprida esta etapa de preenchimento, o líder enviará um novo e-mail para o endereço acima, desta vez solicitando a Certificação de seu grupo pela UFSJ. Somente depois de certificado, o grupo passa a fazer parte do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

O líder deverá evitar as seguintes situações, consideradas atípicas pelo CNPq:

- Grupos unitários;
- Grupos sem estudantes;
- Grupos sem técnicos;
- Grupos com mais de dez pesquisadores;
- Grupos com mais de dez linhas de pesquisa;
- Grupos onde o líder não é doutor;
- Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
- Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos;
- Estudantes que participam de dois ou mais grupos;
- Grupos semelhantes.

O prazo de validade de um grupo certificado é de doze meses. Assim, um grupo certificado que permaneça mais de doze meses sem sofrer atualização passa para o status de grupo não-atualizado. O retorno de um grupo não-atualizado para a situação de grupo certificado será automático tão logo seja atualizado e enviado pelo líder.
Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações, mas atenção: após qualquer atualização de dados, o líder precisa enviar os dados novamente (botão verde “enviar ao CNPq” do formulário).

Mais informações: Acesse http://lattes.cnpq.br/web/dgp/wiki/.

Unidades de Pesquisa