Dimensionamento (PDTAS)


O dimensionamento de pessoal técnico-administrativo contribui para melhor alocação e distribuição justa e igualitária da força de trabalho entre as unidades de uma instituição. Além da identificação do perfil da força de trabalho, o dimensionamento interno propicia uma análise das necessidades reais de pessoal em cada setor, unidade, secretaria e assim por diante.

É de conhecimento de toda comunidade universitária que a UFSJ vivenciou nos últimos anos um momento de crescimento e expansão, o qual impôs a adequação e, por muitas vezes, a alteração de procedimentos administrativos. Com o início da consolidação desse desenvolvimento, em que as rotinas estão estáveis torna-se propícia a realização de dimensionamento da força de trabalho na UFSJ.

Sabe-se, entretanto, que o dimensionamento não pode ser um processo estanque e inflexível. As influências do ambiente interno e externo, como a informatização de procedimentos administrativos, acarretam mudanças nas rotinas internas e consequentemente na locação da força de trabalho.

Nesse cenário, foi aprovado e regulamentado o Programa de Dimensionamento do Quadro de Servidores Técnico-Administrativos da UFSJ (PDTAS), por meio da Resolução/UFSJ/CONDI Nº 015/2014, que deverá ser realizado anualmente, para a identificação das necessidades institucionais de pessoal e a otimização da distribuição de vagas de servidores técnico-administrativos no âmbito da UFSJ.

Ressalta-se que o PDTAS poderá ser um excelente programa de gestão de pessoas desde que haja envolvimento e compromisso de toda instituição. Se não houver colaboração de todos servidores e/ou chefias no levantamento de dados, o PDTAS não atingirá os resultados esperados, podendo até maquiar as necessidades de pessoal da UFSJ.

Portanto, é imprescindível que todos se comprometam em fornecer informações com seriedade e fidedignidade.  

Conheça abaixo um pouco mais do PDTAS:

 

O relatório final do dimensionamento de pessoal técnico-administrativo da UFSJ do ano de 2015 está em fase de elaboração.

 

 

Realização: UFSJ/ Reitoria/ Progp