Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Inverno Cultural da UFSJ


O Inverno Cultural é um festival de arte e cultura promovido pela UFSJ. Realizado durante o mês de julho, desde 1988, é o maior programa de extensão da universidade e consolida sua vocação extensionista através de oficinas, exposições, lançamentos de livros, seminários, espetáculos de natureza diversa e shows, compondo um rico repertório e linguagens múltiplas da arte e cultura.

O evento tem sido sinônimo de revitalização, promoção e incentivo às variadas formas de manifestações artístico-culturais, tornando-se, desde os primeiros anos, referência para o campo da cultura em geral.

Mantendo seu formato original, o Inverno Cultural adquiriu, a partir de sua 18ª edição, nova dimensão: realização de atividades em 21 municípios da Trilha dos Inconfidentes da Estrada Real e visibilidade em âmbito nacional, tanto em mídia impressa quanto áudio-visual. Além disso, passou a eleger a cada ano uma personalidade ou obra a ser homenageada.

A promoção de evento de tal magnitude só tem sido possível graças às alianças estabelecidas entre instituições e empresas locais, regionais e nacionais que compreendem a importância do investimento no campo cultural. Assim, as ações de parceria têm se expandido de forma cada vez mais profissional e organizada. Exemplo de ação integradora foi a realização de atividades em parceria com 21 municípios e o Roteiro Gastronômico e Cultural em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei.

Objetivos

- Oferecer mecanismos que propiciem a formação e o aprimoramento artístico e cultural da comunidade, especialmente das classes menos assistidas, como forma de geração de trabalho e renda.

- Sensibilizar novos públicos para a produção e o consumo da cultura, através da criação e consolidação de espaços de formação, reflexão e entretenimento.

- Estimular o intercâmbio nacional e internacional dos participantes, como forma de divulgação da arte e da cultura.

- Favorecer o desenvolvimento do turismo cultural na cidade e região.

Áreas de concentração

Artes Cênicas, Artes Plásticas, Especiais, Arte-Educação, Artes Visuais, Música e Literatura.

 
 
Informações: (32) 3379-2510