Programas de Assistência Estudantil da UFSJ


Programas de Assistência Estudantil 

 

“O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. 

O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.”

(Fonte:http://portal.mec.gov.br)

 

Os Programas de Assistência Estudantil oferecidos pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) são realizados por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), e contemplam discentes de cursos de graduação, oferecidos na modalidade educação presencial, em primeira graduação, cuja vulnerabilidade socioeconômica possa dificultar a permanência na Instituição e o aproveitamento pleno da formação.

De acordo com a Resolução nº 33 (CONSU), de 22 de setembro de 2014, os Programas de Assistência Estudantil compreendem ao Auxílio de Promoção Socioacadêmica e aos auxílios creche, de apoio pedagógico e de saúde ao discente.

As inscrições nos Programas de Assistência Estudantil são realizadas pelos discentes de acordo com cronograma previsto em Editais divulgados no início de cada semestre letivo, conforme calendário acadêmico.

Os discentes podem concorrer a todos os auxílios previstos nos Programas de Assistência Estudantil, em qualquer período de seu curso. A inscrição é realizada através do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no sítio eletrônico da PROAE. Após inscrição, é necessário apresentar toda a documentação exigida para a avaliação socioeconômica.

O processo de avaliação socioeconômica tem o objetivo de identificar o discente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo a igualdade de tratamento e de acesso aos Programas de Assistência Estudantil da UFSJ. Através desse processo, o discente concorrente aos Programas de Assistência Estudantil será classificado em um perfil, que indicará o percentual do valor do Auxílio ao qual esse discente fará jus.

 

Resolução nº 33 (CONSU) de 22 de setembro de 2014: Clique aqui

   


 

PROGRAMAS:

 

Auxílio de Promoção Socioacadêmica 

O Auxílio de Promoção Socioacadêmica possui natureza social e pedagógica e tem por finalidade conceder ao discente suporte financeiro para facilitar sua permanência no curso de graduação, oferecido na modalidade educação presencial.

Compõem o Auxílio de Promoção Socioacadêmica:

I – Componente ALIMENTAÇÃO (percentual de 24% do valor do Auxílio);

II – Componente MORADIA (percentual de 25% do valor do Auxílio);

III – Componente TRANSPORTE (percentual de 10% do valor do Auxílio);

IV – Componente PERMANÊNCIA (percentual de 41% do valor do Auxílio).

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PASE

RETIFICAÇÃO

PASE 01/2015

PASE 02/2015

PASE 01/2016

 

Auxílio Creche 

O Auxílio Creche consiste em um subsídio pecuniário mensal, por criança com idade entre 4 (quatro) meses e 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses, filho (a) de discente classificado em qualquer um dos perfis do processo de avaliação socioeconômica e visa a auxiliar os discentes na contratação de serviços de creche ou de cuidadores para seu(s) filho(s), com o objetivo de contribuir com a manutenção das atividades acadêmicas do graduando, bem como a redução da evasão acadêmica decorrente da maternidade ou da paternidade.

 

Auxílio a Atividades Pedagógicas 

O Auxílio a atividades pedagógicas possui natureza social e pedagógica e tem por finalidade conceder ao discente com vulnerabilidade socioeconômica apoio pecuniário nas situações de:

I – atividade de campo;

II – participação em eventos científicos e/ou culturais.

O Auxílio a atividades pedagógicas destina-se ao discente de graduação da UFSJ, modalidade presencial, classificado em qualquer dos perfis de I a XII do processo de avaliação socioeconômica, enquanto houver disponibilidade orçamentária prevista anualmente.

 

Auxílio Saúde

O Auxílio Saúde caracteriza-se por assistência suplementar, oferecendo atendimento médico nas áreas de clínica médica, ginecologia, oftalmologia, exames laboratoriais e também atendimentos na área da saúde bucal e mental para o discente classificado em qualquer um dos perfis de I a XII do processo de avaliação socioeconômica, enquanto houver disponibilidade orçamentária prevista anualmente, e de acordo com disponibilidade de profissionais das áreas médicas mencionadas.

 


 

 Auxílio-Financeiro para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Atividades Esportivas

A UFSJ possui, hoje, duas resoluções que regulamentam a concessão desse benefício: a Resolução CONDI nº 006/2007 (trabalhos) e a Resolução CONDI nº 006/2008 (esporte).

Através desse auxílio o aluno tem o direito ao adiantamento ou ao ressarcimento de recursos para auxiliar no custeio de uma apresentação de trabalho acadêmico, científico ou artístico-cultural em localidades distantes 150Km de São João del-Rei, ou ainda, para participação em eventos esportivos em localidades com a mesma distância.

Resolução Auxílio-Financeiro para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - Clique aqui

Documentos necessários para adiantamento ou ressarcimento de auxílio financeiro: clique aqui

Formulário para requerimento de auxílio financeiro: clique aqui

Resolução Auxílio-Financeiro para Atividades Esportivas - Clique aqui

 

Bolsa Monitoria Especial

Através desta bolsa o aluno que tenha algum tipo de deficiência física – visual, auditiva, de locomoção etc. – pode contar com o apoio acadêmico de um discente que seja de sua classe. O aluno que presta o suporte faz jus a uma bolsa de R$ 400,00 mensais. Mais informações podem ser solicitadas ao Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários da PROEX, através do e-mail: sinac@ufsj.edu.br ou pelo fone: 3379-2501.

 

Moradia Estudantil

A moradia estudantil da Universidade Federal de São João del-Rei foi inaugurada em junho de 2014, destinada à residência temporária de discentes comprovadamente matriculados e frequentes em um dos cursos presenciais de graduação da Instituição.

A moradia estudantil rege-se pela Resolução nº 15, de 9 de junho de 2014, e tem por finalidade garantir habitação ao discente, dando condições para uma formação pessoal, de consciência social e profissional, além de proporcionar o estímulo à solidariedade universitária, contribuindo para o desenvolvimento pleno das atividades acadêmicas, socioculturais, esportivas, de lazer, e política.

Resolução nº15 (CONSU) de 09 de junho de 2014: Clique aqui

Para mais informações sobre a Moradia Estudantil: Clique aqui

 

 


 Demonstrativo Financeiro


 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a Divisão de Assistência e Ações Afirmativas e seus setores estão à disposição de todos para prestar quaisquer esclarecimentos e solucionar dúvidas