Substituição de orientandos


Observação1: Nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, a FAPEMIG não permite a substituição do bolsista, somente o cancelamento da bolsa.

Observação2: No mês de dezembro, as solicitações de substituição dos bolsistas do CNPq devem ser enviadas até o dia 2 de dezembro, sexta-feira.

Para efetuar a substituição de um aluno o orientador deve encaminhar, por e-mail, para a PROPE (pibic@ufsj.edu.br) os itens abaixo, até o dia 10 de cada mês. Para as solicitações enviadas após essa data, a substituição ocorrerá no mês subsequente:

1) correspondência informando:

- Edital em que o projeto foi aprovado;
- Motivo da substituição;
- Data de início das atividades do novo orientando;
- Nome completo do novo orientando;
- CPF do novo orientando;
- Curso de graduação do novo orientando;
- Endereço do currículo Lattes do novo orientando;
- E-mail do novo orientando;
- Telefones do novo orientando;
- Dados bancários do novo orientando (Banco do Brasil para bolsistas do CNPq e qualquer banco para bolsistas da FAPEMIG e bolsistas UFSJ, agência e conta corrente em nome do aluno) - somente para PIBIC;
- Nome do projeto

2) relatório das atividades desenvolvidas pelo aluno a ser substituído, conforme MODELO, em um único arquivo pdf.

Após esta etapa da substituição, a PROPE irá providenciar o termo de compromisso, que será encaminhado ao orientador, por e-mail. O termo de compromisso deverá ser assinado pelo novo aluno e pelo orientador, digitalizado e encaminhado para pibic@ufsj.edu.br.

Ao bolsista FAPEMIG, é importante lembrar que deverá já estar cadastrado no sistema Everest, conforme comunicado publicado pela PROPE. Para ler o comunicado, clique aqui. ATENÇÃO: não poderão ser indicados como bolsistas da FAPEMIG os alunos que não estiverem cadastrados no sistema Everest.

E o bolsista CNPq deve estar atento porque, adicionalmente, receberá em seu e-mail (informado no Lattes) um termo de aceite do CNPq, que deverá ser respondido impreterivelmente.