Ouvidoria Geral UFSJ - Resolução CONSU nº 043, de 5 de novembro de 2007 

 

A Ouvidoria UFSJ é um espaço aberto para a comunidade que recebe e responde manifestações relacionadas às atividades da Universidade. 

A partir desse relacionamento com o cidadão a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, apontar situações irregulares e contribuir para o pleno desenvolvimento e aprimoramento da UFSJ. 

Ao receber uma sugestão, por exemplo, a Ouvidoria UFSJ encaminha à unidade correspondente para análise das possibilidades de implantação daquela ideia. 

A Ouvidoria UFSJ é uma unidade vinculada à Reitoria, criada pela Resolução CONSU nº 043, de 5 de novembro de 2007, tem as seguintes atribuições:

  • - Receber, examinar e encaminhar as manifestações registradas em seu sistema informatizado ou encaminhadas por escrito, abrangendo todos os campi e unidades da instituição;
  • - Recomendar aos órgãos e entidades responsáveis o exame técnico e a adoção de medidas para a correção e prevenção das falhas e omissões que impliquem na inadequada prestação do serviço público
  • - Coletar, organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas e produzir indicativos quantificados do nível de satisfação dos usuários dos serviços prestados no âmbito da UFSJ, dando conhecimento ao Reitor, Conselhos Superiores e à Ouvidoria Geral da União
  • - Incentivar a participação da comunidade universitária no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços da UFSJ
  • - Propor à administração superior medidas administrativas favoráveis atinentes a quaisquer unidades da UFSJ. 

 

O responsável pela Ouvidoria UFSJ é o Ouvidor-Geral que tem as funções de receber e tratar as manifestações, ser o interlocutor entre a UFSJ e a comunidade usuária de seus serviços, colaborar na construção e desenvolvimento da cidadania e servir como fator de estímulo à qualidade, dentre outras funções;

 

PLANOS DE TRABALHO DA OUVIDORIA DA UFSJ

Plano de Trabalho Anual (2017) - Publicado em 07/04/2017