Chemical Biology & Drug Design destaca pesquisa de professores da UFSJ sobre câncer de mama

Professores da UFSJ Gustavo Viana, Fernando Varotti e Fábio Santos desenvolvem pesquisa sobre câncer de mama

O periódico especializado Chemical Biology & Drug Design selecionou como Escolha do Editor na edição do mês de julho artigo de professores do Núcleo de Pesquisa em Química Biológica (NQBio) do Campus Centro-Oeste da UFSJ (CCO). O trabalho dos professores Gustavo Viana, Fernando Varotti e Fábio Santos abordou o desenvolvimento de novas moléculas bioativas contra células tumorais responsáveis por uma das formas mais agressivas do câncer de mama, bem como contra as células-tronco que agravam a doença.

O artigo científico é intitulado "New 3-alkylpyridine marine alkaloid analogues as promising antitumor agents against the CD44 +/high /CD24 −/low subset of triple-negative breast cancer cell line". Participaram também dessa investigação duas egressas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Aline Brito de Lima e Alessandra Gonçalves, e ainda a mestranda Camila de Souza Barbosa, vinculada ao mesmo programa de pós-graduação.

A pesquisa teve, ainda, participação de outra instituição mineira, a Fundação Ezequiel Dias (Funde), e foi financiada com recursos provenientes da Fapemig aprovados pelos pesquisadores envolvidos nesse projeto. 


Publicada em 22/06/2017
Fonte: ASCOM

 Voltar