X Congresso de Produção Científica é sucesso entre participantes

Platéia na abertura do evento/ Foto: Lucas Vaz (ASCOM)

Após três dias e cerca de 370 trabalhos já apresentados, o X Congresso de Produção Científica da UFSJ chega a sua reta final repleto de elogios dos envolvidos no evento. Mas este ainda não acabou e 142 trabalhos serão apresentados nesta quinta e sexta feira, que contará também com uma mesa de encerramento e apresentação do Grupo Trio de Madeiras da UFSJ.

Professora associada da UFMG e avaliadora do Congresso já há três anos, Inês Assunção de Castro Teixeira considera ser esta a melhor edição deste da qual já participou.” Mesmo vendo o trabalho de maneira rápida, um ponto que quero destacar é a participação do público, que este ano vem lotando as salas de apresentação. Neste congresso, talvez mais que nos outros, ficou claro para mim o alto potencial, a seriedade, desenvoltura e comprometimento dos estudantes. É perceptível que tais alunos estão sendo bem orientados, com temas e problemas de pesquisa muito relevantes e inovadores”.

A estudante do curso de Farmácia, Aline Aparecida Saldanha, apresentou seu projeto de iniciação científica no evento,e considerou a experiência necessária a quem trabalha com pesquisa. Segundo ela, “a iniciação abra caminhos futuros, conhecemos outras áreas do nosso curso de forma prática, e o congresso contribui demais nisso no sentido que proporciona o encontro com outras pesquisas, que acabam influenciando o nosso próprio trabalho”, explica a estudante.

A também futura farmacêutica Tais Fernandes Silva, considera interessante este tipo de evento por incentivar este outro caminho que é a pesquisa na universidade. “É importante, pois o que aprendemos no curso nos deixa presos demais ao mercado externo à faculdade, empresas privadas, por exemplo. É interessante este tipo de evento para incentivar este outro caminho que é a pesquisa” disse a estudante.

Inês Assunção completa: “A UFSJ está trilhando um caminho bonito, incentivando projetos dos mais variados temas, o que demonstra a maturidade da universidade. É muito agradável participar de um evento de uma universidade como esta, que vem trilhando o caminho certo”.

Mesa de encerramento

Ao encerramento do evento acontecerá a mesa-redonda com o tema “Produzindo conhecimento, envolvendo comunidades: o desafio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”, com os pró-reitores das três áreas, respectivamente Prof. Murilo Cruz Leal, Prof. Antônio Luiz Assunção e Prof. Marcos Vieira Silva. Para fechar o congresso, o grupo Trio de Madeiras da UFSJ, formado por alunos do curso de música em 2010, se apresentará. O conjunto é formado por Henrique Poppinger Resch na flauta, Luís Gustavo de Sousa Silva no fagote, e Márcio André Castro Carmo na clarineta.

Publicada em 22/03/2012