Portal do Governo Brasileiro

Vestibular UFSJ tem 15 mil inscritos

No próximo fim de semana, dias 10 e 11, será realizado o Vestibular UFSJ 2012. As provas terão início às 14h, com entrada dos candidatos a partir das 13h15. Além do vestibular tradicional, a instituição abre as portas para os alunos que estão cursando o Ensino Médio. Ao todo, são 15029 inscritos para o Processo Seletivo Vestibular e mais de 2280 para o Programa de Acesso Seriado (PAS).

Para aqueles que estão na corrida por uma vaga no próximo ano, as provas serão realizadas no sábado e domingo, sendo no primeiro dia Prova de Conhecimentos Gerais e Redação. O segundo dia é marcado pela Prova de Conhecimentos Específicos. O aluno que optar, por exemplo, pelo curso de Engenharia Mecânica, deverá realizar as provas de Português, Matemática, Física e Química nesse dia.

As dicas básicas para o vestibulando compreendem desde o cuidado com a sua saúde às regras que devem ser seguidas dentro da sala de provas. Ações como dormir bem, não estudar na véspera de provas, assistir filmes que contribuam para o conhecimento e se alimentar de forma adequada garantirão bem-estar aos candidatos nesse momento de tensão.

Para os dias do Vestibular, o estudante deve estar atento aos horários, chegando com uma hora de antecedência ao local de provas. Além disso, é necessário levar caneta preta de corpo transparente, documento de identidade com foto e o Comprovante Definitivo de Inscrição, que já pode ser impresso no site da Copeve. A prova terá duração de quatro horas, sendo as duas primeiras consideradas período de sigilo, ou seja, o aluno deve permanecer dentro de aplicação.

O candidato deve deixar de lado os óculos escuros, celulares, bolsas, relógios, controles, alarmes de carro, pagers ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico. O uso de qualquer instrumento desse tipo é proibido e aquele que for pego portando celular, mesmo que desligado, será eliminado do processo.

A atenção na hora de marcar o gabarito também é necessária, pois a folha de respostas é única e não poderá ser substituída. Água mineral, chocolate, barra de cereais e frutas são permitidos no recinto de prova.

As provas serão aplicadas nas cidades mineiras de São João del-Rei, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itamonte, Montes Claros, Ouro Branco, Sete Lagoas e Varginha. Em São Paulo, as provas ocorrem nas cidades de Franca, Serrana e Votorantim.

 

Vestibular Seriado

No sábado, dia 10, o primeiro módulo do PAS ou Vestibular Seriado será aplicado aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As provas também começam às 14h e vão até as 18h. O Seriado acontecerá com uma avaliação a cada ano, com conteúdos estudados pelo aluno ao longo do período letivo.

“É uma forma mais tranquila de o aluno encarar um processo tão tenso como o vestibular”, afirma o presidente da Comissão Permanente de Vestibular, Hewerson Zansávio Teixeira.

As provas do Vestibular Seriado serão aplicadas somente nas cidades de São João del-Rei, Belo Horizonte, Ouro Branco, Divinópolis, Sete Lagoas. Os alunos devem seguir as mesmas dicas para o processo seletivo, não se esquecendo de levar documento de identificação com foto e o Comprovante Definitivo de Inscrição.

Para qualquer dúvida e mais informações sobre o Vestibular 2012/1, acesse o site www.vestibular.ufsj.edu.br, ou entre em contato com a Copeve pelo e-mail copeve@ufsj.edu.br e pelos telefones (32) 3379-2328/3379-2505.
 


Publicada em 05/12/2011
Fonte: ASCOM

 Voltar